As Ciencias Sociais


O comportamento humano é muito complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com a sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.
Há comportamentos estritamente individuais – como andar, respirar, dormir –, que se originam na pessoa enquanto organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de reuniões, assistir à aula, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem no contexto da sociedade.
Ao longo da História, a espécie humana tem organizado sua vida de forma grupal. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação. Desta forma, pode-se dizer que as Ciências Sociais caracterizam-se pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Assim, o objeto das Ciências Sociais é o ser humano em suas relações sociais.
Ao mesmo tempo, as Ciências Sociais têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões. Ao realizar esse objetivo, as Ciências Sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, fornecendo instrumentos que podem ajudar a transformá-la. O método utilizado pelas Ciências Sociais para conhecer os fenômenos sociais é a investigação científica por meio, principalmente, da observação empírica.
Com o avanço do conhecimento da sociedade, tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais em diversas áreas de conhecimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão abrange atualmente as seguintes disciplinas:
- Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, em seu Curso de Filosofia Positiva. Mas foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência.
- Antropologia: estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc.
- Ciência Política: ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais.
Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma delas esteja voltada preferencialmente para um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

Objetividade e conhecimento científico

Uma importante característica da observação científica é a objetividade, ou seja, a possibilidade de o cientista obter resultados sem que seus sentimentos pessoais estejam envolvidos. A objetividade é mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais do que nas Ciências Exatas, por exemplo. Além disso, os cientistas sociais têm mais dificuldade de submeter suas teses à experimentação. De fato, é muito difícil isolar grandes grupos de pessoas e induzi-los a mudanças para verificar seus resultados, como se faz na Biologia, por exemplo.
Apesar dessas dificuldades, a Sociologia é perfeitamente capaz de analisar os fatos sociais com objetividade. É essa possibilidade que faz dela uma ciência.
O primeiro passo para entender a Sociologia – como qualquer ciência – é o conhecimento de seus conceitos básicos. Eles definem os fenômenos que fazem parte de seu campo de estudo e diferenciam a Sociologia das outras Ciências Sociais, pois cada uma delas tem seu próprio corpo de conceitos. Como ciência a Sociologia tem um duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.
Durkheim, um dos primeiros sociólogos, formulou os primeiros conceitos da Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo por isso ser estudados por meio de métodos diferentes dos empregados em outras ciências, preservando a objetividade do conhecimento acima de tudo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Para Analise...(1º e 2º ano) 3º Bimestre.

Leiam o Texto e Comente:



A juventude no Fio da Navalha.
Por Marco Bourguignon


"O homem é o único animal que tem consciência da morte, com essa consciência torna a morte a sua fiel inimiga. Para a morte provoca desafio e para morte entrega os inimigos. É necessário que o poder público e a sociedade civil canalize essa força produtiva e criadora, tirando o jovem das mãos da morte. A rua é o local perigoso, onde a grande parte dos jovens se socializam, com regras e condutas próprias. A escola não consegue tirar a juventude da rua, não mais cumpre o seu papel socializadora e construtora de um bem estar futuro. O mercado de trabalho não traz mais o glamour passado de ter uma profissão e se dedicar a ele como algo honrado. O mercado de trabalho é apenas uma ponte para o consumo, para os apelos da mídia e da sociedade de consumo capitalista. A frustração do mercado de trabalho faz o jovem a buscar novas formas de conseguir chegar ao consumo, essas formas muitas vezes geram a violência e a morte."

120 comentários:

  1. Isso mostra que ao se envolver com más companhias o jovem acabam se entregando e perdendo o controle fazendo ele mesmo acabar com sua própria vida sem nem mesmo perceber , ou seja , ele recebe influência do meio onde vive e sem ter apoio ou ajuda de poderes públicos esse jovem acaba se entregando para a morte “ tanto morrendo quanto matando” . O baixo mercado empregador faz com que os jovens criem suas próprias regras e condutas para chegar ao consumo que geram violência e morte.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Alves 1ºA, numero 4.

    Percebe-se que o texto coloca como tema principal a realidade á qual vivencia-se, a violência na atualidade não é mais um tema de grandes dúvidas, pois pode ser encontrada em todo o meio. Os jovens procuram por mercados empregadores, os quesitos para preencher tal profissão pode ser elevado ao que ele já possui, ficando então sem aquele emprego, levando-se a procurar meios mais facies como a violência, roubos ou até o comercio de drogas. Chega a vez então dos poderes públicos atuarem, todavia campanhas são feitas, mais uma vez entregado aquele mundo torna-se difícil sair dele. Fica somente o recado a todos: "A luta por um bom nível social, é estressante, entretanto nunca deve-se desistir ou se entregar a soluções incorretas."

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra como e frustante para os jovens o mercado de trabalho e assim eles buscam formas mais faceis e mais divertida de ganhar dinheiro com isso entrando no mundo das drogas e do crime.Muitos de classe media alta entram pela divercao e adrenalina de matar e roubar.Entao nao entre nesse mundo
    MATEUS 1B Numero:28

    ResponderExcluir
  4. Adrian Saymon 1A nº01



    Isso mostra que os jovens, quando não consegue se infiltrar no mercado de trabalho, acaba se revoltando. E começa parti para o meio de mais rápido de ganhar dinheiro,ele entra no mundo da marginalidade, sem medo algum da morte ou de matar. Por que isso é uma forma muito mais fácil de ganhar dinheiro do que no mercado de trabalho. E o poder publico tenta tirar o jovens desse "mundo" fantasiado pela ambição de dinheiro. Mais quando as pessoas caem nesse mundo. Para sair não é tão fácil, como para entra. Então devemos viver dignamente e não no meio desse mundo da violência e da ganancia, que vem destruindo varias famílias.

    ResponderExcluir
  5. Gabriel Ângelo 1ºB Nº12 ultimo lugar fila do meio.

    Sob o cenário das transformações observadas
    na virada do século, novos desafios se
    colocam pelo regime demográfico dos últimos
    50 anos. Um deles se destaca por sua
    complexidade: o crescente envelhecimento
    populacional brasileiro, que ocorre na presen
    ça de um expressivo contingente de jovens
    e adolescentes (15 e 24 anos). Ambos
    são resultantes de altas taxas de natalidade;
    o primeiro num passado mais longínquo e
    o segundo num passado mais recente. Embora
    as mulheres nascidas nas décadas de
    1950 e 1960 apresentassem níveis de
    fecundidade muito mais baixos do que as
    suas mães, o seu grande volume faz com que
    a população continue a crescer ainda por um
    tempo considerável.

    ResponderExcluir
  6. Matheus Borborema 1ºB

    Esse desafio se soma a outro, que é o decorrente
    da reestruturação econômica e da ado-
    ção de novas tecnologias. Esta é, ao mesmo
    tempo, menos dependente de mão-de-obra
    e demandante de uma capacitação profissional
    maior dos jovens em busca de sua primeira
    experiência empregatícia. As últimas
    décadas foram marcadas por profundas
    transformações: a quebra do padrão de crescimento
    vigente entre o fim da Segunda
    Guerra e a crise do petróleo na década de 70,
    com a redução da participação relativa do
    trabalho industrial. A soma dos dois desafios
    resulta numa pressão sobre um mercadode trabalho cada vez mais retraído e com
    maiores exigências de qualificação profissional,
    em que, apesar dos ganhos de escolaridade
    observados nas últimas décadas, tem
    deixado à margem crescentes contingentes
    jovens.

    ResponderExcluir
  7. Matheus Marthins 1ºB

    A preocupação com essa questão não se dá
    só pela magnitude desse segmento, mas tamb
    ém pelo seu momento no ciclo vital, o de
    transição entre a infância e a vida adulta, e
    pelas dificuldades que estão experimentando
    num contexto de carência de políticas
    públicas específicas. Ainda que as fragilidades
    inerentes às crianças e aos idosos, por
    exemplo, sejam mais perceptíveis, não se deve
    permitir que a dualidade da condição dos
    jovens obscureça a condição de fragilidade
    que caracteriza a transição de sua condição
    inativa, perante as responsabilidades sociais,
    para a maturidade da idade adulta.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Thiago silva 1ºA, Nº: 36
    Para que o jovem tenha um futuro promissor a família deve conscientizá-lo á não seguir amigos e a trilhar sempre o caminho certo, através dessa colaboração familiar o jovem terá apoio do governo e oportunidade no mercado de trabalho consequentemente ele irá possuir uma vida melhor e honrada, dessa forma deve-se colocar em primeiro plano o papel da família como formadora de um futuro homem de bem.

    ResponderExcluir
  11. o jovemcom tem capacidade de extinguir o seu ato com varias escolhas em seu caminho para onde se deve levar.
    o ser humano acaba com sua vida sem mesmo perceber poís passa a seguir quem mais os influenciam ou seja até mesmo a familia.
    o mercado de trabalho no entanto nem sempre recebe os jovens,e por ae que eles desaminam e acabam procurando um jeito mais facil de ganhar dinheiro traficando e matando a sociedade as vezes e muito rude com os jovens e por isso acabam entrando nesse mundo.
    katia rodrigues 24 1B

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O texto mostra a realidade dos jovens de hoje.Sem futuro no mercado de trabalho onde poderiam suprir suas necessidades financeiras,os jovens buscam caminhos alternativos geralmente nas drogas,que venha acompanhado de roubos e violência.É necessário que o poder público entre nesta luta contra as drogas juntamente com a família e a escola.

    Ana Flávia souza 05 1B

    ResponderExcluir
  14. Ingrid 1°B, número: 14
    Podemos observar que o texto trata de uma questão muito popular nos tempos de hoje, a de que jovens por não ter uma condição sociavel, encontram nas ruas formas frustantes de conseguir seu sustento ou aquele nível social tão sonhado A exigência atualmente do mercado empregador é grande, mas não é por isso que devemos deixar o que sonhamos de lado e se afundar em um pesadelo que talez não haja mais volta.

    ResponderExcluir
  15. Iany 1ºA, Nº:18
    O texto mostra que os jovens de hoje não tendo apoio no mercado de trabalho,assim fazendo com que eles percam oportunidades e acabem se voltando para mundo da "marginalização" deixando se influenciar cada vez mais através da mídia, e da opinião do outros. Com isso vindo a fazer com que arrume dinheiro no fácil, praticando a criminalidade.

    ResponderExcluir
  16. Laise ArAújo 1ºB, Nº: 26
    Podemos perceber, com base nessas informações, que a violência é uma forma de se
    relacionar naturalizada, valorizada e muitas vezes justificada pela sociedade brasileira. A
    maneira pela qual as pessoas negociam interesses e lidam com conflitos cotidianos, muitas
    vezes empregando recursos violentos, acaba culminando em mortes desnecessárias e
    alimentando um ciclo de violência que precisa urgentemente ser rompido.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Carine 1ºB, Nº:08
    Nota-se que o texto faz uma abordagem que retrata uma realidade que a cada vez viveciamos mais em nossos dias,que são as mas compnhias de alguns jovens q muitas vezes acabam enfluenciados outras pessoas a mas caminhos como o trafico,o contrabando ou ate mesmo a morte isso podemos levar em conta que afeta o mercado de trabalho ao jovem se engressar em um trabalho ele pode acabar usando desses
    recurssos para crescer de maneira mais acelerada e se distacer de maneira mais elevada no mercado.

    ResponderExcluir
  19. Richardson nº 34 1ºB

    Tendo em vista este texto podemos parar e refletir que vivemos numa sociedade basiada em regras mortais, onde se nos não seguirmos estas regras poderemos sofrer a pior conseguencia que há, a morte... Pois não há nem um tipo de lugar especifico que tire totalmente nossa sociedade das nossas guerras pessoais...

    ResponderExcluir
  20. Leandro 1ºA, Nº: 24
    Apesar de vivermos num pais onde o emprego não esta a disposição a todo momento, esta tal conseqüência leva não só os jovens, como qualquer outro indivíduo a seguir uma maneira mais facilitada de trabalho, que e seguindo outro caminho inerente, o caminho das drogas que e a forma muito mais fácil de ganhar dinheiro do que no mercado de trabalho. Pois a circulação de dinheiro motiva cada vez mais o indivíduo a infiltrar neste caminho. Então juntamente com o poder publico a sociedade em si, deve agir de tal maneira para livra essas vitimas deste caminho “cem luz”, que e com a participação da escola, do meio familiar e de toda sociedade, ocorrendo deste de cedo a orientação i a socialização com a sociedade, para que estas vitimas não passe a viver com regras e condutas próprias que se encontra na rua .

    ResponderExcluir
  21. Eu acho devemos parar e pensar e que não estamos vivendo em sociedade estamos vivendo mesmo é em guerras, pois devemos exigir e cobrar as proprias regras que impomos para nossa sociedade capitalista.

    Adauri Junior nº01 1ºB

    ResponderExcluir
  22. Hllen 1ºA, Nº:16
    Percebe-se que o texto demonstra que são tantos jovens sem prespectiva de emprego, sem uma capacitação profissional em um mercado altamente competitivo. Isso seria uma das causas da criminalidade na juventude . Muitas vezes a família não sabem como lidar com o jovem e há atritos graves entre membros da família. Os jovens da classe média e alta entram no mundo das drogas por diversos motivos; seja por influencia de alguém, para ser aceito em um determinado grupo, por curiosidade, vontade de monstrar que é capaz de seguir seus caminhos, de querer experimentar todas as coisas da vida, altas emoções, revolta com os pais, para acabar com inibição, enfim, muitos motivos que os levam à droga.
    Muitos motivos levam a este beco quase sem saída.

    ResponderExcluir
  23. Igo Ferraz 1º:A, Nº:19
    A sociedade está cada vez mais consumista, e para alguns jovens devido a influencia de amigos acabam entrando em um mundo ilegal para satisfazer as exigencias da sociedade. A escola cumpre o seu papel de educadora e socializadora mas não é o suficiente para tirar esses jovens desse caminho. A construção desse bem estar deveria começar na família, mas já que esta não o vez, cabe agora ao governo tirar esses jovens desse mundo que só traz a morte.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Anne 1º:A, Nº:05
    Preocupa-nos que haja jovens sem ocupação, sem expectativas e sem acompanhamento social… grupos que abandonam a escola ou que acabaram a escolaridade obrigatória e não têm ocupação,consequentemente são levados para os piores caminhos. Atualmente, as drogas são o fator principal que leva os jovens à destruição. A dependência química leva-os a matar, roubar e até mesmo a cometerem suicídio
    Mas quem sofre com tudo isso é a família, cujo lar foi destruído pelo vício de um dos seus membros. Para este indivíduo que teve sua vida totalmente alterada pelo uso das drogas,exclusão social e falta de oportunidades a família, os professores e os verdadeiros amigos têm um papel fundamental para a sua recuperação.Cabe a todos nós olharmos esse fator agravante com outros olhos, sem criticá-los o
    ou apontar-lhes o dedo dizendo: ”É vagabundo, é bandido, é ladrão...” Nunca é tarde para começar!

    ResponderExcluir
  26. Válber 1º B nº.39
    O texto nos mostra claramente o desinteresse dos jovens com um trabalho digno, os jovens de hoje busca uma forma mais fácil de ganhar dinheiro, assim muitos usam as drogas e a prostituição como meio de trabalho. Os jovens por optar por esses meios mais facéis de trabalho têm como conseqüência a morte precoce, o titulo nos diz isso perfeitamente "a juventude no Fio da Navalha".

    ResponderExcluir
  27. Karine Ramalho 1ºA numero 21


    Esse texto nos faz refletir claramente sobre como está sendo os dias de hoje, e a vida dos jovens e sobre o mal a que o jovem está explicito sempre.

    Os jovens de hoje não se interessam tanto pelo estudo como os de antes, e também muitas vezes eles não tem o apoio familiar para isso.

    Preocupo me com o que para os outros possa parecer bobeira, tal como o fato de que a sociedade está cada vez mais consumista. As pessoas se importam tanto em ter tudo.

    E o fato de os jovens quererem consumir cada vez mais, faz com que procurem meios alternativos para poder consumir o que querem. Isso pode ter consequencias irreversivelmentes drasticas, inclusive a morte.

    Todos (crianças, adolescentes e adultos) deveriam pensar como Anthony J. D'Angelo "As coisas mais importantes na vida não são coisas."

    Os jovens de hoje, estão perdidos porque não conhecem os valores que lhes são apresentados pelos outros mais vividos... O interesse em ser uma pessoa esperta e ter um trabalho digno para que possa se orgulhar depois.

    "É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos." (Rudolf Dreikurs)

    ResponderExcluir
  28. Thamara Serafim Arcanjo 1º A Número:34

    Observa-se que a juventude cada vez mais vem seguindo rumos demasiado obscuros,onde na sociedade atual é mais importante ter do que ser. Cada vez mais os jovens se envolvem com más companhias que o levam a crer ou ele se permite acreditar por talvez ser mais fácil de que tudo se pode conseguir facilmente, sem o minímo de esforço, entrando assim no mundo do crime e das drogas. Numa sociedade capitalista e principalmente consumista que se preocupa mais com os lucros que irá obter do que com os seus próprios membros, fazendo com que o jovem que ainda está se desenvolvendo intelectualmente, construindo os seus conceitos seja facilmente manipulado pelos veículos de comunicação (mídia) o que o leva a procura incessante de ter cada vez mais e mais sem se preocupar com as consequências de seus atos mas sim com o meio mais fácil de conseguir tudo o que ele almeja o que acarreta morte e violência na juventude atual.

    ResponderExcluir
  29. Josley 1B n°22
    Cada vez mais os jovens se envolvem com más companhias que o levam a crer ou ele se permite acreditar por talvez ser mais fácil de que tudo se pode conseguir facilmente, sem o minímo de esforço, entrando assim no mundo do crime e das drogas.
    E o fato de os jovens quererem consumir cada vez mais, faz com que procurem meios alternativos para poder consumir o que querem. Isso pode ter consequencias irreversivelmentes drasticas, inclusive a morte.

    ResponderExcluir
  30. o texto nos diz o que a realidade nos revela,hoje em dia os jovens que tem menos acesso a escola as vezes até por falta de oportunidade,são praticamente excluidos da sociedade ,não conseguem emprego e isso faz com ingressem com mais facilidade no mundo do crime edas drogas

    ResponderExcluir
  31. Helbert 1A n°15

    Os jovens no todo não pensa no que pode gerar "certas amizades" com pessoas de vários portes
    com isso o jovem entra nas drogas levando a abandonar a escola,família,sociedade etc.perdendo o controle e fazendo o que não devi,por meio de influência proporcionando a morte.

    ResponderExcluir
  32. Turno Vespertino
    2 ano F
    Lorrany A. Souza da Silva, N: 31


    Com limitações na educação, poucas oportunidades de emprego e opções de lazer restritas, a juventude não vê nenhuma perspectiva de futuro e acabam parando nas ruas em meio a violência.A maioria da população jovem almeja construir uma carreira profissional, mas sem nenhuma perspectiva de emprego não vêem outra opção a não ser as ruas. Os jovens têm direito, a um futuro de verdade sem guerra, drogas e violência.
    Sabe aquela música que diz, “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte.” (Comida - Titãs) complementando nós queremos educação, trabalho, diversão e arte ou seja tudo q há de bom!”
    É exatamente isso que o jovem necessita.
    Há falta de perspectiva da juventude, sem emprego, escola, saúde, lazer, infelizmente empurra os jovens para o “primeiro emprego” que é o tráfico de drogas, onde muitos acabam morrendo.Os governantes precisam investir mais no jovem, garantindo educação pública gratuita para todos. A base realmente é a educação, sem ela não a futuro nenhum para os jovens. A tarefa da juventude, não só da juventude, mas de todos é defender e ampliar os direitos arrancados sob o capitalismo.

    ResponderExcluir
  33. Dalila Evangelista Santos,2ºB,Nº=12

    O Texto aborda que os Adolescente da Epoca atual,não mais valoriza sua Vida,se envolvem com pessoas marginais e acabam assim se entregando ao Lado da violencia,a maioria dos jovens nao querem mais serem educados pelos pais ou por algo assim..são facilmente usados,para morrer e para matar..nao mais se estuda,nem trabalha,só roubam,mata e violenta para conseguir aquilo que quer.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  35. Skallety 2ªB
    O texto nos mostra como o jovem hoje se comporta perante a sociedade consumista onde, encontra na violência a melhor forma de conseguir alcançar seus objetivos. Porém, esquece que a maioria das vezes essa forma de conseguir seus objetivos leva muitos ao mundo do crime e chegando muitas vezes a morte.

    ResponderExcluir
  36. Valter Júnior 2ªB

    Este texto é muito interessante pois nos mostra a realidade do futuro do Brasil, pois são os nossos jovens que fara do brasil um pais melhor. Mas só que esses "Jovens" estão seguindo um caminho errado, não sei se é por falta de Apoio escolar ou governamental ou se é de casa, só sei que são um bando de vagabundos, que tem a mente fraca e se deixar levar por opiniões alheias, o mundo só ta assim porque sempre que fazem coisa errada vem e passa a mão na "cabecinha" deles, e é por esse e outros motivos que acabam cometendo os mesmos erros, a violência do mundo é devido a falta de maturidade desses individuos pois não sabem conversa e acha que tirar a vida de uma pessoa irá resolver seus problemas, o mal de hoje é que tudo se resume em violência, em bandidagem e etc. Más tudo tem sua Exceção, pois com a graça divina de DEUS ainda existem pessoas que querem fazer do mundo um lugar melhor.

    ResponderExcluir
  37. O mundo diz que o jovem é o futuro do Brasil. Mas eu acredito que o futuro desses jovens está limitado quanto á isso. Pois o ensino público no nosso país continua fraco a anos. E isso faz com que os nossos jovens recorram a outros meios de crescer. São obrigados a frequentar escolas públicas de nível educacional menor. E quando não tem meios de frequentar escolas particulares, ou não tem pais com condições melhores, surge a prostituição infantil, a fome, o desemprego, o mundo das drogas, e outras situações como resultado, que são como citado no texto, encontradas nas ruas. É muito raro encontrar um jovem que sabe o que quer do seu futuro, que sabe ao que se dedicar, que estuda e trabalha para ajudar seus pais. E o culpado de tudo isso? Somos nós mesmos. Temos que incentivar, temos que investir em educação, pois esta, é e sempre será a base de tudo. Temos que participar de reuniões, temos que votar com consciência, cobrar dos nossos vereadores, do nosso prefeito, do nosso governo. Pois só assim o jovem colocará o nosso Brasil em um futuro melhor. ( Patrícia, 2° B)

    ResponderExcluir
  38. Andresa Barbosa 2ªB:
    O texto consiste na realidade da vida, relata os fatos ocorridos no nosso dia a dia. Hoje realmente o mercado de trabalho é visto apenas como forma de consumo e muitas pessoas que não conseguem esse meio vão para rua e se viram de qualquer jeito, constituindo suas próprias normas de vida, gerando mais violência e discórdia no mundo.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Não só no Brasil mais no mundo hoje em dia e muito difícil de ser viver, de ter o que você quer, de realizar um sonho, muitos falam que os jovens são influenciados por outros eu discordo, acho que uma pessoa só faz uma coisa quando ela realmente quer. E outra uma estrutura familiar conta muito na vida de um jovem, a infância que ela vai ter com quem ela vai se socializar. Se o salario não fosse tão baixo, muitas pessoas se dedicavam a buscar um modo de vida descente, ou seja, um emprego. Não buscariam socializar na rua de forma Bruta e inadequada.(Eder Ornelas 2ºC Numero:09)

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. O texto retrata a vida dos jovens no mundo de hoje, mas a inserçao no mercado de trabalho esta muito dificil, por isso os jovens estao entrando no mundo das drogas e do crime, e muitas vezes sao obrigados a se prostituir para se manter e ajudar seus pais que nao tiveram a oportunidade de uma boa educaçao e uma vida melhor.
    Relled Moreira 2ª ano B.

    ResponderExcluir
  44. O texto retrata a realidade do dia-a-dia dos jovens, tendo como objetivo ensiná-lo que o mundo das drogas nao o leva a lugar algum. Porém muitos deles têm facilidade de se enturmar em indevidos lugares e com mas companhias levando ao tráfico.
    Daniely Ferraz 2ª ano D.

    ResponderExcluir
  45. Jeferson Ribeiro 1B n°20

    E quando não tem meios de frequentar escolas particulares, ou não tem pais com condições melhores, surge a prostituição infantil, a fome, o desemprego, o mundo das drogas, e outras situações como resultado, que são como citado no texto, encontradas nas ruas.

    A violência do mundo é devido a falta de maturidade desses individuos pois não sabem conversa e acha que tirar a vida de uma pessoa irá resolver seus problemas, o mal de hoje é que tudo se resume em violência, em bandidagem e etc.

    ResponderExcluir
  46. Jonnathas Almeida, 2º B
    Com esse pensamento podemos concluir que, a cultura da violência na juventude cresce a cada momento com a valorização e utilização da força, constrói um novo pensamento tornando a violência um item obrigatório na visão do mundo em que vivemos; em decorrência disso a vida social resume entre fortes e fracos, levando o jovem a abandonar a escolar, então se socializam com grupos de jovens que por motivos semelhantes ou piores estabelecem suas próprias regras sem nenhuma semelhança com as da sociedade em que vive. Sem muitas oportunidades de conseguir uma fonte de lucros para o seu consumo, que até mesmo sem necessidade, mas com um mundo que cada vez o consumismo prevalece busca no mundo do crime uma forma mais facilitada para os seus recursos financeiros. Por isso as autoridades buscam formas para o controle, criando projetos para a resolução desse problema, antes que tomem rumos que nenhuma sociedade possa controlar.

    ResponderExcluir
  47. (1ºano A)Thâmara vieira Nepomucena Nº35
    Ao ler o texto, percebe – se que a juventude se encontra em uma situação difícil, atingiu certo ponto onde esta perdendo o controle, os motivos dessa perca na maioria das vezes são: famílias desestruturadas, escolas que não são estimuladas pelo governo a promover ensino de qualidade e a desigualdade de oportunidades.
    Tempos atrás a morte era conseqüência de doenças(morte natural)hoje, com tanta violência ele está se tornando comum e precoce principalmente entre os jovens. A sociedade está se adaptando com essa nova forma de vida; o que não é o certo.
    Os jovens têm consciência de todas as consequências que podem enfrentar e mesmo assim arrisca tudo. Tudo começa na rua com más companhias, influências negativas etc. Entra em um jogo que se pode dizer o "jogo da vida", ou seja, lutam para sobreviver, mas isso não significa que estão fazendo coisas boas pelo contrário fazem coisas erradas e uma das únicas coisas, que pode por fim nas suas atitudes é a morte, mas eles enfrenta-a como seu maior inimigo e quer vence-la a qualquer custo, preferem matar do que morrer na rua eles mesmos fazem as regras do jogo. A educação que deveria ser geradora e formadora de opinião e transportadora de novos conhecimentos; infelizmente não esta conseguindo exercer com êxito o seu real papel, pois o governo não está fazendo por onde. Como as escolas vão ter estimulo de retirar os jovens das ruas se a sua principal ferramenta: o professor, não está sendo bem remunerado?(É claro analisado as escolas públicas). Jovens sem escolaridade querendo ser independente financeiramente entra em um caminho sem volta da corrupção, violência e morte...
    A desigualdade de oportunidades acarreta uma grande responsabilidade na “perca de um jovem”.Por exemplo:Ele não teve oportunidades de estudar,certamente não irá conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho,acaba indo para as ruas,onde cria suas próprias regras e condutas, achando um meio mais fácil de ganhar seu sustento ou até mais do que isso,gerando violência ou até a morte.
    É na juventude que se forma os costumes e valores para serem seguido por toda a vida.Se essa formação não for feita de maneira correta, teremos mais um cidadão perdido.
    Conclui-se então que os jovens é o futuro de nossa nação, por isso devemos nos preocupar e juntar forças para reverter essa situação.O jovem não tendo oportunidades e principalmente orientação, está entregando facilmente sua vida as drogas,tráfico,roubo,prostituição e violência consequentemente dando de bandeja a vida para sua inimiga:a morte.Dessa maneira a juventude esta por um fio pois a cada dia que a passa a situação esta mais difícil de reverter.É necessário um novo meio de tentar resgata-los e fazer desses jovens pessoas melhores e assim sonhar com um futuro melhor que o esperado.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Kamila Chaves nº 27
    Série/Turma: 2º ano B
    Nos dias em que vivemos esta difícil, a luta para manter os jovens longe das drogas. Em outros tempos só se falavam que filhos de pobres era drogado, porém nos dias de hoje jovens de todas as classes sociais esta nesta vida medíocre. Porém, a sociedade, os julgam sem se incomodar em se perguntar o que os levaram a esta vida, sem perspectiva nenhuma, e os acusam sem pelo menos estender a mão para um apoio ou um carinho. Muitos colocam culpa na vida que tem, mas e quem tem de tudo, o que os levam a se infiltrar em uma vida sem sonhos. Será que não falta mesmo é um pouco de compreensão da sociedade ou mesmo um pouco mais de amor da família além de não tamparem os olhos para o que seus filhos andam fazendo. Pois a sociedade não tem pena de quem erra, e os condena sem mesmo terem chances de se defender. Sabemos que quem usa droga rouba, destrói a própria família, mata e acaba perdendo a própria vida tudo isso pelo prazer de dar um "TECO". Porém se esses jovens fossem levados para instituições que realmente lutassem para que eles se tornassem pessoas melhores, não teríamos tanta criminalidade nas ruas, pois depois que as drogas virou uma febre os nossos jovens passaram a morrer mais cedo. E para que isso não aconteça, eles teriam que ser resocializados e quando ganhasse a liberdade fossem encaminhados para um emprego ou mesmo uma instituição que os acompanhassem, não importando a sua idade, e sim lhes dando dignidade para viver melhor. E com isso reeducar os pais, para que entendam melhor os problemas de seus filhos e que dizer um "NÃO", não significa que não os ame e sim que lhes dedicam a vida, e com isso evitar o pior. Porém sempre existiram drogas mais potentes, mais calmantes, mais tranquilizantes, mais alucinógenas do que todas as drogas da farmacopéia antiga e da farmacologia moderna. Essas drogas-milagre e que na verdade só destrói vidas. Portanto, não fique louco pelas drogas e, sim, louco pela vida” e “De cara limpa contra as drogas é de cara limpa com você mesmo.

    ResponderExcluir
  50. Gersiele Lopes - 2ºB

    Esse texto nos informa a realidade em que muitos ainda não existe. Hoje em dia estamos cercados de violência, na qual o alvo é na maioria das vezes os jovens. A escola realmente não consegue mais tirar a juventude da rua nem mesmo os pais destes. Muito dos jovens vem à procura de "dinheiro fácil" muitas vezes influenciados pelos próprios que dizem amigos. Acabam então se envolvendo com drogas, prostituição, ou melhor, partindo para vida sem volta do crime deixando de lado o que há de mais valioso na vida, a família. No mercado de trabalho eles perdem o valor, dignidade, confiança e o que resta para eles então é furtar, matar, etc. Mas ainda há tempo de melhorar o futuro dos jovens do nosso país. Precisamos dar o real valor a valores morais como: solidariedade e o bem comum.

    Itaobim - MG

    ResponderExcluir
  51. A juventude e a melhor fase da vida, mas, pode ser atrapalhada quando os jovens são influenciados a seguir maus caminho como as drogas. O jovem de hoje esta aberto ao mundo, disposto a aceitar ou não varias decisões colocadas diante deles devido aos meios de comunicações. Cabe aos pais um papel importante, orientar os filhos nesse período que exige total atenção, quando quer qualquer desvio pode ser fatal. Só que os pais não estão conseguindo isso, porque os jovens estão reputo a tomar decisões sem ajuda deles, contam mais com os amigos do que com os próprios pais. A escola também pode ajudar ate certo ponto,(dentro da escola) orientando eles a pedi ajuda. Eles têm que contar mais com ajuda dos pais, porque afinal eles vivem com eles. Acho que os jovens deveriam receber mais atenção, porque um jovem não e capaz de tomar decisões difíceis, alias, os melhores decisões a serem tomadas estão nessa fase. (Antônio Helio 2ºC Numero: 04)

    ResponderExcluir
  52. A vida é feita de escolhas, e acredito que cada um escolhe o caminho que quer seguir por isso é importante escolhermos o certo pra fortalecer.. O meio em que vivemos as pessoas que convivemos, tudo isso é relativo. Quando os jovens decidem seguir esse caminho consequentemente são influenciados por outras pessoas basicamente pelos amigos.. porem acredito também como já havia citado no inicio do texto é você quem escolhe oque quer pra sua vida e quando você é alguém determinado e de mente mais aberta isto é; "uma pessoa mais cabeça" a probabilidade de cair na fossa é menor é isso que eu penso a respeito. /Anne Carolinne Dias 2ºB nº8

    ResponderExcluir
  53. PELO MEU CONCEITO OS JOVENS ESTÃO VIVENDO DE MANEIRA ERRADA, SE ENVOLVENDO COM AS DROGAS, QUE OS LEVAM A VIOLÊNCIA E A MORTE.
    HOJE EM DIA A ESCOLA NÃO CONSEGUE SOCIALIZAR-LOS E CONSCIENTIZÁ-LOS DESSE PROBLEMA, QUE CADA DIA GRAVA MAIS. É PRECISO QUE AS AUTORIDADES TOMEM ALGUMA MEDIDA PARA PODER ACABAR COM ESSE POBLEMA SÉRIO NA VIDA DOS JOVENS QUE NÃO QUEREM MAIS ESTUDAR, TRABALHAR ETC.. SÓ MESMO VIVEM PARA MANTER O VÍCIO, ISSO QUANDO TEM DINHEIRO OU TOMA ALGUMAS PROVIDENCIAS ERRADAS PARA TAL ATO PARA MANTER O VICIO..
    ELES SABEM QUE ESSE VÍCIO ESTÃO LEVANDO-OS Á MORTE E MESMO ASSIM ELES IGNORAM-A.. HOJE EM DIA TEM QUE AVER MUITO DIALOGO COM OS ADOLESCENTES PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA, É OQUE EU PENSO..

    Nome: MARINA DUTRA ALMEIDA
    N°: 41 / 2 ano "B"

    ResponderExcluir
  54. Olá Pessoal,
    Cuidado ao postarem os comentários, leiam antes , visualizem e se estiver corretamente postem, se não refaça. Cuidado com a Língua Portuguesa, a grafia, concordância,etc.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  55. “No meu ver os jovens tem muitas oportunidades sim, porém na maioria dos casos de violência hoje no Brasil as grandes maiores partes dos autores desses crimes já viveram algo ou na família ou na escola ou no trabalho que os influenciaram a aprender dessa forma na verdade, Claro que com exceção. No bairro onde eu moro uma mãe batia em seu bebê com menos 2 anos ela cresceu e com 1 ano e 8 meses e ela bate em crianças da sua idade às vezes brincando ela alisa o rostinho chega como quem não quer nada e der repente bate na cara puxa o cabelo e as expressões dela são de ódio e revolta tudo isso porque foi fruto de uma gravidez indesejada. Então hoje no Brasil as condições de vida não estão realmente boas só para os jovens digo no geral, ou seja, todos estão enfrentando dificuldades nas despesas e etc.. Porém eu sempre digo ninguém pode fazer nada por alguém se ele não fizer por si antes quem é digno nasce com dignidade e não deixa que a escassez de dinheiro e situações nenhuma no mundo acabe com a dignidade que ela tem isso na minha forma de pensar”. Acho que como medidas de prevenção deveriam adotar medidas como políticas públicas, cobrar dos professores para que dobrem os ensinos nas escolas para evitar que esses atos violentos se dêem através de bullyng e etc. Orientar com programas com mais interação com as famílias, Também achei muito bacana a nova lei de empregar jovens com 16 anos para experiência com direito a salário enfim acho que o caminho é por ai mesmo e devagar com ajuda de Deus um dia Chegaremos lá Ah! E mesmo com todas essas situações eu me orgulho de ser Brasileira (risos)... ‘ Andressa S. 2º ano B

    ResponderExcluir
  56. O texto retrata de jovens um assunto sempre complexo, quando falamos jovens geralmente pensamos em algo bom algo novo idade em que se pode aproveitar a vida e fazer tudo enquanto está no nosso alcance,Porém nos dias de hoje a sociedade vê evidencia os jovens de uma forma muito rígida e não é porque a sociedade é ruim não motivos não faltam para a sociedade recriminar.hoje em dia a maioria dos jovens nem crescem direito e já se desenvolvem no mundo do crime de forma tamanha se você perguntar para um jovem no mundo do crime porque ele escolheu trilhar esse caminho ele irá usar como justificativa que não teve oportunidades de emprego,que sofreu demais na infância etc. Porém ninguém tem coragem de dizer que entrou no mundo do crime porque queria ganhar dinheiro no mole trabalhar durante um mês exige esforço, tempo e pouco dinheiro no final do mês.enfim diante disso fica mais que claro que não é por culpa da sociedade que alguém entra no mundo do crime não é por falta de oportunidades porque existem por ai pessoas que morrem de fome mais não tem coragem de roubar e ir pra o tráfico precisamos colocar em nossa mente que no mundo de hoje como eles mesmos dizem se obedecer todas as regras o jogo perde a graça, ou seja no mundo de hoje o descumprimento das leis se torno normal e as pessoas ficam querendo se justificar. Justiçar algo que não tem como porque nos estamos no sec.xxi onde ninguém é mais bobinho e onde alguém digno não se esconde atrás de justificativas morre de fome mais não perde a sua dignidade.Kariane Miranda Ferreira nº28 2º B

    ResponderExcluir
  57. O poder público tem que seder mais oportunidades para os jovens que vivem no mundo do crime pois muitas vezes não encontram apoio em casa e vão para a rua ao encontro de outras oportunidades que não tiveram em casa.Muitas vezes a vida do crime ajuda o jovem a ganhar mais dinheiro com facilidade sabendo que aquele objeto para ganhar dinheiro irá tirar a paz de muitas familias inclusive a sua e que assim a paz nunca irá reinar e a vida sem paz não vale nem a pena viver.Izadora Maria de jesus Souza nº24 2º ano B

    ResponderExcluir
  58. O texto mostra a realidade do mundo em que vivemos hoje , é possível dizer que os jovens estão se afastando cada vez mais dos meios de socialização, não buscando interagir no mundo em que vivem e deixando ser levado pelas más influencias .E de certa maneira , dominados pela violência onde nela encontra uma forma de se consumir. A escola é o primeiro passo para um jovem ter uma carreira futuramente , mas nota-se que a cada dia são poucos os que querem ter profissionalismo para começar um futuro.E mesmos com as regras estabelecidas em sua comunidade são poucos os que cumprem , assim não respeitando nem o espaço em que vivem . Hoje o mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais , mas para isso acontecer vai depender do jovem pois ele é o futuro , mas infelizmente estamos vendo a minoria seguir em frente e a maioria deixar de fato ser tomado pela violência , mas influencias , mundo das drogas etc... por tanto se não tomarmos providências serão poucos os que iram brilhar futuramente.

    ( Isabela Rodrigues Faria n°23 2ºano B )
    19 de setembro de 2011 19:32

    ResponderExcluir
  59. Realmente no decorrer dos anos temos nos deparado com uma carência em relação ao que se diz economia. Porém algo me leva a pensar que se só os pobres partem pro mundo das drogas por causa de dinheiro,Porque existe play boizinhos montados na grana que adoram se divertir com a maconha? Então diante disso podemos concluir que muitos partem para o mundo do crime em busca de dinheiro sim mais muitos partem porque já aprenderam a serem rebeldes em casa enfrentam isso como forma de reagirem se mostrarem fortes diante de um pai bêbado chegando em casa embriagado maltratando seus filhos e esposa se faz de forte para enfrentar o preconceito de alguém, enfim tudo isso contribui, o individuo então cresce rebelde parte para rua para criar suas próprias regras e condutas e assim vivem em um mundo de ilusões que por sinal não tem nada a ver com a realidade. Laiane Pereira nº:30 2º ano B

    ResponderExcluir
  60. Diana Batista 2ºB
    O mundo este cada vez mais perverso, pois os jovens passam a andar no fio da navalha, tendo de escolher entre ser um cidadão de bem ou migrar para o lado da criminalidade. A violência causada pelos jovens e adolescentes alcança tamanha frequência que passa a ser reconhecida como um grave problema cujas consequências levam a grande taxa de mortalidade.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. O texto quer dizer que muito jovem não tem a oportunidade para seguir um novo caminho, pois a sociedade não quer dar a chassi para o jovem si redimir ao seus erros. Ele tem muitas oportunidades no mundo do crime sim, pois quando alguns do nosso jovem tentão sai do mundo do crime mais muitos acabat afundando mais e mais o nosso jovens com seu preconceito, fazendo eles esquecerem que pode sim ser feliz, que pode ter uma vida melhor. Então vamos dar mais oportunidade para ele seguirer um novo caminho, que a melhor que agente pode fazer na vida e tentar nunca e tarde para serem feliz.

    Izadora Maria de jesus souza Nº 24 2 ano B

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Ingriti disse...
    Em vista dos argumentos apresentados, é dessa forma que a maioria dos jovens de hoje estão vivendo, fora da escola, sem oportunidades, muitos escolhem a vida do tráfico, do crime por meio de ganhar a vida fácil, mais é aí que se enganam, mergulham de cabeça nessa vida ruim sem medir as consequências e riscos tanto pra si e até para a própria familia.O governo deveria investi mais na educação desses jovens, montado oficinas de aprendizagen, quadras para a prática de esportes, áreas de lazer, enfim, um modo de tirar esses jovens das ruas.

    Ingriti Pereira Santos n°22 2°B

    ResponderExcluir
  65. Mateus Alves Ribeiro
    N°32 2°B
    A maioria dos jovens não se importam com a educação, muitos abandonam a escola e vão para as ruas roubar e até matar.Esses jovens ficam nas ruas vivendo em um mundo de violência.O mercado de trabalho tenta buscar jovens capacitados, tenta mostrar o caminho de um futuro melhor, de tornar esses esses jovens melhores na vida.As escolas fazem de tudo para que os jovens saiam das ruas, mas não conseguem, pois eles fumam, bebem... Na minha opinião, as escolas deveriam criar projetos para esses jovens estudarem e saírem das ruas.Mas isso só será possível se os pais colaborarem.Na sociedade os pais não conseguem controlar os filhos, pois eles não querem ser mandados.Nas ruas eles criam suas próprias regras, seu próprio estilo de vida.

    ResponderExcluir
  66. Mostra-se que ao se envolver com más companhias, os jovem acaba se entregando a vida do tráfico, e ele mesmo traça sua morte.
    Alexandre Rodrigues Gonçalves, 1° - B

    ResponderExcluir
  67. O texto mostra como a sociedade está se desenvolvendo; esta se desenvolvendo cada vez mais com violência com intolerância e impaciênciência aonde os jovens tem cada vez menos apoio das famílias e se deixa influenciar pelas más companias que acabam levando-os ao tráfico ao roubo a criminalidade ao vício.
    Hoje em dia, com as pessoas cada vez mais comsumistas e capitalistas os jovens vêem no tráfico a oportunidade de melhorar de vida e no vício a de esquecer os seus problemas o que não acontece pois os jovens acabam se afundado mais e mais e então perdem suas vidas...

    Gabriel Alves
    1º - A
    Nº- 12

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Acredito que a maioria dos jovens que são propícios a ficarem nas ruas e a praticar violências e sujar a humanidade no futuro, são aquelas crianças problemáticas que podiam ter sido ajudadas na sua infância pela escola, pelos familiares e por pessoas capacitas, mais ao em vez disso eles são espulsos da escola e são julgados com olhos errados pelos seus atos, pois se tivessem tido o apoio e a ajuda de alguém que realmente se esforçasse para ajuda-los talvez o mundo não estaria repleto de jovens que vivem no crime, e com isso prejudicando as gerações futuras. Eu digo isso por que tive amigos que não tiveram ajuda e acabaram entrando pra essa vida. E é claro muitos desses jovens entram nessas vida por falta de emprego, eles não conseguem arrumar dinheiro honestamente e pelo desespero acabam fazendo coisas erradas para conseguir algo. Mais também tem aqueles que entram por serem induzidos pelo lugar que vivem, pelas pessoas que ali habitam, mais se tivessem a orientação necessária talvez muitos desses jovens poderiam ser salvos e ajudar a salvar outros para poder melhorar o futuro da sociedade e tentar corrigir um pouco o nosso presente.

    Juliana Lima Pacheco Pinho
    N° 19
    2°Ano C

    ResponderExcluir
  70. O texto quer nos mostrar o que o jovem de hoje esta fazendo com a vida dele e da sociedade, ele esta focando todos os seus objetivos no mundo do crime.Apesar das autoridades estarem tomando medidas para que isso acabe nao esta adiantando muito, parece que quanto mais se quer destruir esse mundo horrivel que é o das drogas, mais ele aumenta, destruindo assim todos os sonhos de um mundo melhor, com jovens formados e tendo uma boa profissao ao invés de investirem no crime.
    Carolina Pereira 2ª ano B

    ResponderExcluir
  71. Turma:2°B
    Alunos(a):Célia,Gersiele e Hayanny N°:10,18e20.

    A CULTURA
    A cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Em Roma, na língua latina, seu antepassado etimológico tinha o sentido de “agricultura” (significado que a palavra mantém ainda hoje em determinados contextos), como empregado por Varrão, por exemplo.Cultura é também associada, comumente, a altas formas de manifestação artística e/ou técnica da humanidade, como a música erudita europeia (o termo alemão “Kultur” – cultura – se aproxima mais desta definição).Definições de cultura foram realizadas por Ralph Linton, Leslie White, Clifford Geertz, Franz Boas, Malinowski e outros cientistas sociais. Em um estudo aprofundado, Alfred Kroeber e Clyde Kluckhohn encontraram pelo menos 167 definições diferentes para o termo cultura.

    Por ter sido fortemente associada ao conceito de civilização no século XVIII, a cultura muitas vezes se confunde com noções de: desenvolvimento, educação, bons costumes, etiqueta e comportamentos de elite. Essa confusão entre cultura e civilização foi comum, sobretudo, na França e na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX, onde cultura se referia a um ideal de elite.[3] Ela possibilitou o surgimento da dicotomia (e, eventualmente, hierarquização) entre “cultura erudita” e “cultura popular”, melhor representada nos textos de Matthew Arnold, ainda fortemente presente no imaginário das sociedades ocidentais.

    Video:
    http://www.youtube.com/watch?v=Fyq9O6kRo5w

    ResponderExcluir
  72. LEIDIANE RAMALHO TRINDADE 1°ANO A N°=25
    o texto nos faz refletir que o mercado de trabablho da atualidade nao mais satisfaz os jovens levando-os para o prazer do crime .gerando consequêcias gravissimas nao so pra se mesmo más tambem para toda sociedade.
    hoje é muito comum vermos jovens matando e roubando com frequência ,em varios lugares em qualquer momento sem ter noçao do risco que estão correndo podendo até perder suas proprias vidas e para o fim desse problema e necessario que toda sociedade se envolva e lutem juntos prncipalmente a família dando incentivo,amor e mostrando que existem coisas melhores para ser fazer do que o crime,e que realmente nos levarão a algum lugar.

    21 de setembro de 2011 15:42

    ResponderExcluir
  73. Infelismente esse parece ser o futuro do nossa nação,em que muitos jovens estão tirando a vida de outras pessoas e muitas vezes a sua própria.Isso devido ao jovem está cada vez mais exposto ao mundo das drogas e do crime.Isso é peovocado muitas vezes por seu fracasso no mercado de trabalho,por necessidade ou tanbém por falta de opoetunidade.Por isso governantes que só se preocupam se seus bousos estárem cheio de dinheiro,deviam mobilizar-se junto com a escola,para realizárem mais palestras de concientização e projetos para tirar o jovem das ruas.Isso para tentárem afastar ojovem o máximo dessa vida terrível.Para que o futuro da nossa nação não seja negro e desastoso como a vida desses jovens que entram para essa vida do crime e das drogas.

    ResponderExcluir
  74. NATHIELE RDRIQUES ORNELAS 1°ANO A N°=30
    BEM,OS JOVENS DE HOJE NÃO ESTÃO SE PREOCUPANDO COM SEU FUTURO ATÉ MESMO COM SUAS VIDAS,POIS O MERCADO DE TRABALHO NÃO LHES OFERECE TRABALHO TENDO COMO CONSEQUÊNCIA DISSO A VIDA LIVRE PARA SE DEDICAREM CADA VEZ MAIS AO MUNDO DO CRIME, PRINCIPALMENTE AQUELES QUE VIVEM NAS RUAS E NÃO POSSUEM FAMÍLIA PARA APOIA-LOS SENDO ASSIM MAIS FACIL SE SUSTENTAR ATRAVEZ DO CRIME .
    DEVIDO A ESSE FATO PODEM ATÉ PERDER SUAS PROPRIAS VIDAS.PORTANTO O MERCADO DE TRABALHO E O MUNDO PODERIA ABRIR AS PORTAS PARA ESSES JOVENS,POIS HÁ SEMPRE UMA SAÍDA.....

    ResponderExcluir
  75. Gislane silva de jesus 1ºanoA
    O texto nos mostra um pouco sobre a realidade que estamos vivenciando nos dias de hoje.
    como o mercado de trabalho que oferece oportunidades porém faltam pessoas qualificadas para os demais trabalhos e que na maioria das vezes essas pessoas que são desempregadas é que não concluiram os seus estudos nem tanto por falta de dinheiro ou porque foram influenciado pelo mundo do crime.E como o crime não exige tanto esforço alguns jovens acabam se afogando de vez.

    ResponderExcluir
  76. SAMARA DA SILVA CAJÁ Nº31 1ºANO A

    Como o texto acima fala, ultimamente o jovem vem provocando desafios para a morte, pois naum tem medo.Muitos deles escolhem a rua para se socializarem e assim fazem dela uma escola, onde so aprende o que não deve.E ainda o mercado de trabalho não ajuda, pois não é mais como antigamente e assim os jovens acabam procurando novas formas para conseguir as coisas.O mundo anda de cabeça para baixo e ninguém tenta mudar isso.

    ResponderExcluir
  77. LILIANE BARBOSA DA SILVA 1ºA N°25 O TEXTO MOSTRA QUE A MAIORIA DOS JOVENS ESTÃO DESENTERESADOS PELA VIDA QUERENDO FICAR NA RUA SEM PENSAR NO FUTURO E A ESCOLA NEM A FAMILIA NÃO FAZ O SEU PAPEL PIORANDO MAIS A SITUAÇÃO,POIS OS JOVENS PRECISAM DE COMPREENÇÃO E AMOR TANTO DOS AMIGOS E PRINCIPALMENTE DOS FAMILIARES.POIS AJUDA A ELES SE TORNAR PESSOAS DE BEM.

    ResponderExcluir
  78. Laisy Pinheiro Ferraz 1ºA
    Um dos principais problemas que afetam os jovens da sociedade atual, é a violência. Os jovens procuram sim, o mercado de trabalho, porém, quando seu esforço não é suficiente para alcançar seus objetivos, eles desistem e procuram meios mais fáceis. O problema é que esses meios são geralmente, a marginalidade, as drogas, e consequentemente a violência. Existem caminhos para recuperá-los da violência são eles: o investimento na educação e em programas sociais que possam tirá-los da rua. Entretanto, isso só será possível quando essas medidas saírem do papel e forem colocadas em prática.

    ResponderExcluir
  79. O texto mostra que vivemos em tempos difíceis atualmente.
    Hoje em dia o menor assume comportamentos que afetam gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento, sem que o seu representante legal ou quem tenha a sua guarda de facto se lhe oponha de modo adequado a resolver a situação.
    Para os jovens e crianças das famílias desprovidas de recursos financeiros, a rua representava um
    espaço de convívio público e de lazer sem as normas das instituições, além de ser o local de aprendizado das
    regras de sobrevivência,a rua è o local por onde se adquire vícios e se aprende a ser independente,é o lugar do lazer sem regras e do ócio, em suma, da delinqüência juvenil.

    Mariana Martins da Silva n:31
    2 ano

    ResponderExcluir
  80. O texto retrata como a sociedade está se desenvolvendo; esta se desenvolvendo cada vez mais com violência com intolerância e impaciênciência aonde os jovens tem cada vez menos apoio das famílias e se deixa influenciar pelas más companias que acabam levando-os ao tráfico ao roubo a criminalidade ao vício.
    Hoje em dia, com as pessoas cada vez mais comsumistas e capitalistas os jovens vêem no tráfico a oportunidade de melhorar de vida e no vício a de esquecer os seus problemas o que não acontece pois os jovens acabam se afundado mais e mais e então perdem suas vidas...
    (Jordy 2ºC NUMERO:17)

    ResponderExcluir
  81. Alessandra Santos 2ºB
    O jovem da atualidade busca o que ele entende por realização, nas ruas.
    De maneira mais fácil, porém mais complicada e totalmente fora das normas e das leis sociais, ele toma suas próprias atitudes e formam entre si normas de condutas para serem seguidas. Dentre tais normas, o suicídio, o assassinato não está colocado como crimes, mais sim como punição,
    Sem o direito de nenhum direito de defesa. Essa situação torna-se incontrolável para as instituições de ensino ou de amparo ao jovem.
    Nota-se então, a falta de leis dos governantes ou até mesmo a falta de cumprimentos das leis impostas para que essa situação seja amenizada ou finalizada.

    ResponderExcluir
  82. Daiane Vieira Souza 2ºc Turno:Matutino
    Hoje em dia os jovens está tendo acesso
    a, armamentos ,drogas com muita facilidade.A escola não tem estrutura para fazer com que eles respeitem os educadores.
    Pois ela sozinha não e obrigada a fazer com que os jovens se tornem cidadãos de bem se isso cabe tambem a familia e as politicas sociais.
    Sendo que a escola é a única certeza de um bom conhecimento para la na frente eles serem um cidadão de bem ,cabe os pais ter Força e buscar alternativas para ajudar seus filhos a serem um cidadão de bem.
    Esse texto faz com que nós alunos tenhamos a certeza que o caminho que parece ser mais fácil é o mais dificil.
    Por tanto vamos fazer a diferença de cada dia ser melhor, não melhor que os outros e sim melhor como ser humano ajudar quem precisa de ajuda, onde este está se prejudicando indo para o caminho ruin e as vezes sem volta.

    ResponderExcluir
  83. O mundo de hoje está cada vez mais cruel, tanto com os adultos quanto com os adolescentes. Hoje voce tem multiplas escolhas e muitas vezes voce aposta na opçao errada, os jovens estam cometendo esse enorme erro, pois, apostam no mundo do crime e da violência,ao escolherem essa opçao aprendem coisas que nem se pode imaginar.Só que com esse aprendizado particular que eles tem os levam para um mundo onde nao ha mais volta, onde as escolhas sao matar ou morrer, eles podem ate tentar voltar, mas o seu futuro estara para sempre prejudicado.

    Maria Rosemar Ornelas Silva Neta nª:25
    Série/turma:2ª ano C

    ResponderExcluir
  84. Percebe-se que esse texto fala sobre as leis das ruas que são postas pelos marginais, traficantes, etc... essas leis acabam afetando muito a sociedade, fazendo cada vez mais adolescentes frustados, e assim levando cada vez mais adolescentes para o mundo das drogas e da violência, criando uma sociedade dependente e fraca.

    Kelselly Carvalho de Lima Tomás.
    N°: 25
    Série: 1 ano B

    ResponderExcluir
  85. Samuel Rodrigues 1A, 32

    O texto mostra que a nossa sociedade está se desenvolvendo com muita violência. Quando o jovem se envolve com más companhias ele pode perder o controle e acabar com a sua própria vida. Os jovens estão buscando um jeito mais fácil de ganhar dinheiro e por isso estão entrando no mundo das drogas e do crime.

    ResponderExcluir
  86. Wagner Rodrigues 1A,38

    Observa-se que a juventude cada vez mais vem seguindo rumos damasiados e obscuros, onde a sociedade atual é mais importante ter do que ser. Tempos atrás a morte era consequência de doenças, hoje com tanta violência ela está se tornando comum e parece principalmente entre jovens. Nota-se então, a falta de leis do governo ou até mesmo a falta de cumprimentos das leis impostas porque essa situação seja amenizada ou finalizada.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Entende-se que o tema que entra em discursão é o fato de os jovens estarem despreparados mentalmente para saber dizer não e sim para as perguntas da vida.Alguns fatores que contribuem para tal desajuste são os problemas econômicos e sociais do meio em que vive, a própria fraqueza de caráter, o desleixo nos estudos, o uso de drogas, a má associação, etc. Esses não se atraem, tampouco, pela via alternativa. Hoje em dia, um número assustador de jovens, mesmo de classe média para cima, acaba caindo no narcotráfico.É uma fase de muitas incertezas, confusão mental e ansiedades. O jovem se vê perdido. Trata-se de uma situação muito delicada, pois, quando isso ocorre, ele muitas vezes não recebe o devido respaldo no nucleo familiar e nem o acolhimento da sociedade.É simplismente ignorado, e sendo ignorado pela sociedade ele próprio se ignora.E ignorando-se não consegue enchergar que de pouco a pouco a sua vida vai acabando cruelmente.

    Avery Challub Neta ,1ºA . Nº:06

    ResponderExcluir
  89. O texto ajuda a perceber mais ainda o quanto os jovens estão desinteressados e não sabem fazer suas próprias escolhas. Eles estão esquecendo da escola, faculdade, apenas querem um ganha pão. A escola não está diferenciando nada, não estão mais conseguindo fazer a sua parte.
    Viviane Oliveira Soeiro, n°39 1°A

    ResponderExcluir
  90. Andresson Ribeiro dos Santos gay 1B

    A violência é um dos principais problemas que afetam os jovens em nossa sociedade. O texto está nos mostrando que os jovens de hoje estão focados apenas no mundo das drogas e do crime, e é claro que muitos desses jovens entram nesse mundo por falta de emprego, como eles não conseguem dinheiro de uma forma honesta eles roubam para não passar fome.

    ResponderExcluir
  91. Atualmente os jovens são obrigados a vivenciar fatos da vida que exige certa experiência e sabedoria para distinguir o que será bom ou ruim para tomar como espelho, para essa fase da vida a juventude, em que tudo é experimentado deveria ter um mentor, antes a escola cobria esse papel, ajudava e muito, pois os filhos passam a maior parte de suas vidas nela , mas por uma certa desvalorização da educação tanto pelo governo tanto pelos alunos , não há mais o mesmo ânimo de lutar para uma boa formação de caráter de alguém . Nessa sociedade capitalista não importa como, ou quem é, o que ressalta são os que lhes trazem lucros, por isso no mercado de trabalho a seleção é daqueles que serão ótimos investimentos para o mercado, o que muitas vezes geram revoltas dos excluído fazendo os buscarem meios que eles se encaixam. E um meio em qualquer um tem a oportunidade de entrar é a violência e as drogas. E estas trazem de forma mais rápida o dinheiro, e não há segunda chance, qualquer que for o deslize é resolvido imediatamente com um recurso infalível: a morte, além da mídia praticamente obrigar a comprar certos produtos, pois se não ter em sua propriedade os produtos, será rejeitado pela sociedade é o que mostra nas propagandas, com medo disso pessoas encontram o roubo como único meio para consegui o que deseja, ou melhor, o que lhes é imposto.
    Eveline Palmeira Miranda, Nº:11, 1ºA

    ResponderExcluir
  92. O texto retrata que os jovens hoje em dia , não estão colocando a escola que também é seu futuro em primeiro lugar , eles estão colocando a diversão , que é a rua, onde muitas vezes eles vão por influencia dos ''amigos'' e aprendem coisas erradas , como o uso de drogas , se envolvem em brigas , roubam ou até mesmo matam , só que eu penso que vem muito da criação de cada um . Mais quando eles crescerem e ver a besteira que eles fizeram pode ser tarde demais , e seu futuro no meio de trabalho pode estar comprometido.

    Keren Hapuk Ribeiro de Araujo Nº:23 2ºANO C

    ResponderExcluir
  93. Já dizia Machado de Assis "A vida é um perigo". De acordo como autor, ele ressalta que as famílias, o poder público e a escola não estão cumprindo o seu devido papel.
    A falta de perspectiva a pouca referência do poder públicos e da escola deixa os nossos jovens vulneráveis à violência.

    Ayrton Jardim Patente nº:o5 2ºano c

    ResponderExcluir
  94. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Nota-se que a juventude da atualidade esta cada vez mais decadente. Talvez isso seja consequência de uma má estruturação familiar, do meio em que o indivíduo esta inserido e/ou do governo que não investe em um educação de qualidade, fazendo com que a educação do Brasil não vá para frente. Com isso, continuará como está: criminalidade, prostituição, e todas as coisas que todos já estão cansados de ouvir.

    Talles Héber de Souza Brito, Nº: 36. 2º ano A

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Os jovens entram no caminho errado para se livrar de certos problemas em casa como falta de dinheiro e a má relação com os pais, como conseqüência o desempenho escolar caí e a vontade, o desejo de ter certos bens materiais motiva o crime como furtos e tráfico de drogas para assim poder sustentar suas futilidades como roupas entres outros. Caberiam as autoridades julgar e punir esses jovens por seus crimes com uma punição diferenciada da punição dos adultos, eles deveriam ser levados para um local como um centro de reeducação pois, apesar de ter esse local em certos lugares do Brasil a lei nem sempre é cumprida como deveria, onde ao cumprir a pena eles já estariam totalmente reeducados sem chance de voltar para o caminho errado.

    Fabiana Gusmão Nº:17 2ºano B

    ResponderExcluir
  99. Ana Luiza Vieira Oliveira, nº03 2°B

    Os jovens a cada dia que passa vão descobrindo o caminho para o crime, a vontade de chegar ao topo de forma mais rapida faz com eles encarem o mundo de uma forma diferente e brutal...
    A escola tem um papel influente na nossa vida, mas e muito dificil controlar cada um desses jovens o tempo todo, furtos, drogas isso tudo traz dinheiro facil, mas leva a vida facil tambem, os jovens brincam com a morte como se a vida fosse um video game, cheia de fases, as vezes eles precisam matar pra continuarem vivos e quando descobrem o sabor amargo dessa forma de encarar a vida pode ser tarde demais!

    ResponderExcluir
  100. O texto mostra que como a morte se tornou quase uma defesa para as pessoas ; escolas já não desempenham seus papeis que é ensinar por falta de interesse dessas pessoas que matam, traficam e que vivem no crime e consequentemente adquire para si uma vida sem enteresse de aprender oque realmente deveria , E com exigências do mercado de trabalho pessoas que não estudam se por acaso querem mudar de vida será difícil de conseguir um trabalho .

    Cristiane Figueiredo , 1º ano B.

    ResponderExcluir
  101. Aléxia Queiroz de Oliveira, n°2 1°A
    O ser humano é a única espécie previlegiada por ter consciência dos atos de todos. O homem está sendo idiota por cada vez mais, deixar esse previlégio de lado, dando valor ao querer e não ao saber.

    ResponderExcluir
  102. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  103. Atualmente os jovens são obrigados a vivenciar fatos da vida que exige certa experiência e sabedoria para distinguir o que será bom ou ruim para tomar como espelho, para essa fase da vida a juventude, em que tudo é experimentado deveria ter um mentor, antes a escola cobria esse papel, ajudava e muito, pois os filhos passam a maior parte de suas vidas nela , mas por uma certa desvalorização da educação tanto pelo governo tanto pelos alunos , não há mais o mesmo ânimo de lutar para uma boa formação de caráter de alguém . Nessa sociedade capitalista não importa como, ou quem é, o que ressalta são os que lhes trazem lucros, por isso no mercado de trabalho a seleção é daqueles que serão ótimos investimentos para o mercado, o que muitas vezes geram revoltas dos excluído fazendo os buscarem meios que eles se encaixam.

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Thalles Pereira 1ºC Nº 35

    Atualmente os jovens são obrigados a vivenciar fatos da vida que exige certa experiência e sabedoria para distinguir o que será bom ou ruim para tomar como espelho, para essa fase da vida a juventude, em que tudo é experimentado deveria ter um mentor, antes a escola cobria esse papel, ajudava e muito, pois os filhos passam a maior parte de suas vidas nela , mas por uma certa desvalorização da educação tanto pelo governo tanto pelos alunos , não há mais o mesmo ânimo de lutar para uma boa formação de caráter de alguém . Nessa sociedade capitalista não importa como, ou quem é, o que ressalta são os que lhes trazem lucros, por isso no mercado de trabalho a seleção é daqueles que serão ótimos investimentos para o mercado, o que muitas vezes geram revoltas dos excluído fazendo os buscarem meios que eles se encaixam.

    ResponderExcluir
  106. Na realidade,a maioria dos jovens sonham em entrar no mercado de trabalho,mas não e facil como eles imaginam,alguns tentam até o fim com muito empenho até que consigam uma oportunidade,mas infelizmente nem todo jovem e paciente,vários desses jovens procuram um jeito de conseguir dinheiro e mudar sua vida logo,e como todos temem,esse jeito e o mundo do crime e da marginalidade.Ao pensar que está mudando sua vida para melhor esse jovem acaba não percebendo que ele está estragando sua vida e a vida de todos que estão em sua volta,e quando esse jovem tenta sair,infelizmente não dá mais. Breno Pereira Rocha 1°ano A n°07

    ResponderExcluir
  107. Briza lorena disse...

    Percebe-se que o texto coloca como tema a realidadea a qual vivemos nos dias de hoje, ou seja, a falta de controle dos jovens, que quando não conseguem infiltrar para o mercado de trabalho procuram outros meios de satisfazerem seus anseios,levando-os muitas vezes as drogas gerando assim a violência e a morte de muito.Para que isso não aconteca é precisso ter o apoio da familia, pois ela é a base de tudo e de todos.

    Briza lorena T.Avelar Nº06 2ºA

    ResponderExcluir
  108. HELLIAQUIM GONÇALVES DOS ANJOS 2ºANO B,Nº21
    Infelismente a violencia vem tomando espaço na sociedade atual, e o jovem se tornando uma presa deste mal escravo. Com ela vem a enorme dificuldade de viver em harmonia, pois quando o jovem se encontra com a cabeça vazia ele tem a tendencia de se envolver com rapidez no espaço violento,com este pensamento é que nos diz o ditado popular"Cabeça vazia é oficina de satanas".Por esta razão a sociedade em geral deve investir numa boa formação de jovens assim com a plena certeza de que eles irão se valorizar e tomar um rumo certo na vida.

    ResponderExcluir
  109. LUIZ GUSTAVO ALVES BRANDAO 2ºANO A Nº28
    Cada dia que passa a violência aumenta rapidamente, em vez de todos sermos unidos, parece que separam-se. Não sabemos oque será o dia de amanhã, à tanto medo dentro de nós que não pensamos em outra coisa senão violência. Há! Não podemos esquecer de ressaltar, a violência nas torcidas de esportes. Coisa que deveria ser diversão acaba em violência, morte.

    ResponderExcluir
  110. DANIEL GUSMÃO FRANCA 2º ANO A Nº9
    Nenhuma criança nasce violenta. Há consenso de que a condição de ser violento é adquirida no decorrer do desenvolvimento. Muitas famílias, pela condição infra-humana a que são submetidas, são forçadas a conviver constatemente com situações violentas. A isso, somam-se os brinquedos, em forma de armas miniaturizadas, colocadas facilmente ao acesso das crianças. A tevê colabora com imagens violentas e promiscuas.

    ResponderExcluir
  111. A juventude pode estar ameaçada pelo simples fato da falta de oportunidade de não ter acesso ao trabalho, a cultura e ao lazer o que faz com busquem em algo uma aventura em que possam se socializar tendo transformações fisicas e psicológicas. O jovem de hoje é visto na sociedade como um inconsequente, irresponsavel e tais acusações levam o jovem a revolta, pois de uma certa forma não estão sendo aceitos na sociedade o que levam eles a mudarem o seu estilo de vida procurando um meio drástico para se expressarem em meio a sociedade. Muitas vezes entrando na vida do crime, o que pode levá-los a morte.

    Bruna Viana Nº07
    Turno Matutino 2ºA

    ResponderExcluir
  112. Percebe-se que no texto nos mostra uma dura realidade na qual nós vivemos ;onde que estamos perdendo mais jovens e crianças a cada dia para o mundo do crime ,que muitas vezes com a falta de oportunidade e também a facilidade que a pratica de assaltos ,roubos e ate mortes façam com que esses jovens procurem fontes de sobrevivência ou ate mesmo de consumo.Mas também vem a má formação de casa ou seja de deficiências na oposiçâo da vida e
    nas regras impostas ao filho. Dyennerson Franca 2ºAno B

    ResponderExcluir
  113. Observa-se que o texto traz um assunto onde convivemos no nosso cotidiano. A mídia traz o consumismo, que consequentemente faz com que nós, sonhamos com o que eles oferecem, porém nem todos tem condições de obter-las, ocorrendo assim uma exclusão social. Como ele não consegue objetivar o consumo, o meio mais fácil, será através da violência, drogas, exploração (...)
    A escola, segue através da mídia nos direcionando, deixando de lado o objetivo que é o nosso futuro, não preparando os jovens, para o mercado de trabalho donde irá exigir uma qualificação que não é oferecida ou que os jovens não tem o interesse de buscá-la. Fazendo do jovem uma matulagem sem fim.

    Stéphanie de Almeida Brandão nº 33 - 1º ano A

    ResponderExcluir
  114. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  115. É cada vez maior o envolvimento de crianças e adolescentes em crimes como roubo e tráfico de drogas.Todos os dias observamos nos nossos meios de comunicações e informações ,a mídia,a corrupção da juventude brasileira.
    Muitas veses a falta de um mecanismo de controle social baseado na formação de valores e princípios morais,o caráter, que é produzido principalmente pela familia, é o grande culpado pela tamanha desvalorização da conduta honesta...
    RICHARD JEAN B.G.RODRIGUES nº33-1º ano B

    ResponderExcluir
  116. Bruno moreira
    nº07-1ºano B
    o texto fala como os jovens de hoje tem um involvimento maior com a criminalidade porque escolhem mas companias e acabam preferindo e envolvedo-se navida do crime,roubando,traficando e ate mesmo matando.
    o governo não tem capacidade de tirar os jovens das ruas nem seus pais amigos ou escola. o governo deveria criar algo que os jovens se interessasem para que podecem sair das ruas e terem uma vida melhor.

    ResponderExcluir

Cultura

Cultura
CULTURA é um conjunto coerente e interdependente de normas, crenças e valores que configuram o modo de vida característica de uma sociedade. Pode ser herdada dos nossos ascendentes, sendo alterada de acordo com o contributo dos novos agentes da sociedade. Cada sociedade é caracterizada por uma certa cultura que lhe confere uma marca específica. Na base da identidade cultural existem valores que vão dar coesão aos membros já que são partilhados e aprendidos por todos. Esses valores transformam-se em normas que devem ser cumpridas, caso não o façam constituem um comportamento desviante sujeito às sanções impostas. Elementos da cultura: Materiais – obras realizadas (infra-estruturas, acessibilidade, etc.) ou técnicas (processos de produção). Imateriais – Ideias, usos e costumes e valores dominantes (religiosos, económicos e sócio-políticos).