As Ciencias Sociais


O comportamento humano é muito complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências de seu meio, forma-se de determinada maneira e age no contexto social de acordo com a sua formação. O indivíduo aprende com o meio, mas também pode transformá-lo em sua ação social.
Há comportamentos estritamente individuais – como andar, respirar, dormir –, que se originam na pessoa enquanto organismo biológico. São comportamentos estudados pelas Ciências Físicas e Biológicas. Por outro lado, receber salário, fazer greve, participar de reuniões, assistir à aula, casar-se, educar os filhos são comportamentos sociais, pois se desenvolvem no contexto da sociedade.
Ao longo da História, a espécie humana tem organizado sua vida de forma grupal. As Ciências Sociais pesquisam e estudam o comportamento social humano e suas várias formas de manifestação. Desta forma, pode-se dizer que as Ciências Sociais caracterizam-se pelo estudo sistemático do comportamento social do ser humano. Assim, o objeto das Ciências Sociais é o ser humano em suas relações sociais.
Ao mesmo tempo, as Ciências Sociais têm por objetivo ampliar o conhecimento sobre o ser humano em suas interações sociais e estudar a ação social em suas diversas dimensões. Ao realizar esse objetivo, as Ciências Sociais contribuem para um melhor entendimento da sociedade em que vivemos, fornecendo instrumentos que podem ajudar a transformá-la. O método utilizado pelas Ciências Sociais para conhecer os fenômenos sociais é a investigação científica por meio, principalmente, da observação empírica.
Com o avanço do conhecimento da sociedade, tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais em diversas áreas de conhecimento, de modo a facilitar a sistematização dos estudos e das pesquisas. Essa divisão abrange atualmente as seguintes disciplinas:
- Sociologia: estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. A Sociologia envolve, portanto, o estudo dos grupos e dos fatos sociais, da divisão da sociedade em classes e camadas, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade. Augusto Comte (1798-1857) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira vez usou essa palavra, em 1839, em seu Curso de Filosofia Positiva. Mas foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a Sociologia passou a ser considerada uma ciência.
- Antropologia: estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. Ocupa-se também da diversidade cultural existente nas sociedades industriais. São objetos de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc.
- Ciência Política: ocupa-se da distribuição de poder na sociedade, assim como da formação e do desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais.
Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma delas esteja voltada preferencialmente para um aspecto da realidade social, elas são complementares entre si e atuam frequentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.

Objetividade e conhecimento científico

Uma importante característica da observação científica é a objetividade, ou seja, a possibilidade de o cientista obter resultados sem que seus sentimentos pessoais estejam envolvidos. A objetividade é mais difícil de ser alcançada nas Ciências Sociais do que nas Ciências Exatas, por exemplo. Além disso, os cientistas sociais têm mais dificuldade de submeter suas teses à experimentação. De fato, é muito difícil isolar grandes grupos de pessoas e induzi-los a mudanças para verificar seus resultados, como se faz na Biologia, por exemplo.
Apesar dessas dificuldades, a Sociologia é perfeitamente capaz de analisar os fatos sociais com objetividade. É essa possibilidade que faz dela uma ciência.
O primeiro passo para entender a Sociologia – como qualquer ciência – é o conhecimento de seus conceitos básicos. Eles definem os fenômenos que fazem parte de seu campo de estudo e diferenciam a Sociologia das outras Ciências Sociais, pois cada uma delas tem seu próprio corpo de conceitos. Como ciência a Sociologia tem um duplo valor: pode aumentar o conhecimento que o ser humano tem de si mesmo e da sua sociedade, e pode contribuir para a solução de problemas que ele enfrenta.
Durkheim, um dos primeiros sociólogos, formulou os primeiros conceitos da Sociologia e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias, devendo por isso ser estudados por meio de métodos diferentes dos empregados em outras ciências, preservando a objetividade do conhecimento acima de tudo.

domingo, 11 de setembro de 2011

Trabalho Avaliativo - 2º ano/2011

Olá pessoal, vamos desenvolver o trabalho de sociologia aqui no nosso blog.
Desenvolva um trabalho sobre Cultura: pesquise sobre textos, vídeos, músicas, imagens. aquilo que vocês acharem legal. Postem aqui no Blog até dia04/10 /2011 ( meia noite), Bom Trabalho !Use e Abuse da criatividade.(prorrogado o prazo).

31 comentários:

  1. Turno Matutino
    Kamila Chaves, N: 27
    2 ano B

    Na sociologia, a cultura é o foco de estudo, uma vez que da mesma emana toda a natureza e aspectos da sociedade em questão. A Ciência Social afirma que nenhuma cultura é superior ou inferior à outra,e sim, culturas diferentes. Julgar uma outra cultura segundo os aspectos da sua é a mesma coisa que dizer que seu time é melhor que o time rival. A mesma coisa se aplica aos diversos aspectos dessa cultura: Organização política, religião, manifestações artisticas e costumes.
    Seja em qualquer aspecto ela não toma uma conclusão contemplativa e conclusiva, mas expositiva onde apenas entendemos o porquê da realidade social de cada cultura, uma vez que ela é o reflexo do momento histórico e geográfico do homem no plano temporal. Feito isso, tomamos consciencia de uma parcela da humanidade e sua condição de ser racional,cada cultura é reflexo da mentalidade humana, logo, se tomamos cada cultura como parte do pensamento humano, não podemos julgá-las uma vez que fazem parte de uma realidade universal: a cultura humana.
    Levando em consideração a consciencia da existência de uma única cultura no planeta, e até mesmo no Universo, o máximo que podemos fazer é dividir o pensamento humano em subdivisões e linhas a que chamamos de sociedades ou países, nisso temos uma exposição diversificada da atividade social e cultural do ser humano no mundo.
    Resumindo: As coisas existem por causa do ser humano, sendo ele um ser eclético, para que algo seja correto basta que ele escolha o objeto que mais se adapte à sua personalidade, assim cria-se uma realidade subjetiva, que quando seguida por mais de um ser humano, torna-se um reflexo social do instante temporal, assim, isenta de qualquer julgamente de superioridade ou inferioridade, uma vez que o mesmo anula qualquer realidade cultural criada pelo ser humano anulando sua identidade social por consequência.

    Logo não existem culturas superiores e sim culturas criadas pelo homem. Quando a sociedade humana compreender isso não haverá mais conflitos, uma vez que o mesmo é causado pela ignorância da não-compreensão do próximo, e por fim pelo julgamento equivocado. Assim cessará qualquer barreira que torne o mundo dividido por ideologias. Isso não significa a extinção das culturas, mas a consciencia de todas.

    "O mundo é uma só sociedade, e suas culturas uma realidade única."

    Logo tenhamos consciência do homem como um todo, não para julgarmos, mas para compreendermos melhor à nós mesmos.

    ResponderExcluir
  2. turno vespertino
    patricia sampaio macedo ,numero:22
    luana borges, numero:19
    monica costa barbosa, numero:20

    a cultura por ter sido fortemente associada ao conceito de civilizaçao no seculo 18, a cultura muitas vezes se confunde com noçoes de: desenvolvimento,educaçao,bons costumes,etiqueta e comportamentos de elite.
    vimos que a cultura abrange um conjunto de conceitos,valores e atitudes que modelam uma comunidade.assim, podemos dizer que toda pessoa vive sob a influencia de diversas culturas,e nao a so de uma ,pois participa de distintos grupos sociais ,e cada um deles lhe imprime a sua marca cultural.
    vejamos um exemplo:uma jovem criada num pais de cultura ortodoxa ,traje que cobre a todo o rosto a burca provalvelmente tera uma vivencia social com seu corpo bem diferente da outra mulher que cresceu bricando de short e camiseta nas praias de copacabana .
    entao ,se por um lado a cultura e uma criaçao coletiva dos geupos dos grupos humanos atraves do tempo , por outro lado cada pessoa tambem e ,em grande medida uma criaçao diaria e constante da cultura em que vive ,desde o instante do seu nascimento.

    caracteristicas:

    *adquirida pela apredizagem
    *transmitida de geraçao a geraçao
    *multipla e variavel.

    ResponderExcluir
  3. Turno Vespertino
    Lorrany A. Souza da Silva, N: 31
    Elaine Rodrigues Pereira, N: 06
    2 ano E

    A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação. É modificada, enriquecida, num processo constante, consciente e inconsciente, por acaso e por necessidade. Por isso a cultura marca, registra e pauta as condutas humanas. O ser humano é muito pouco programado.
    Desde a antigüidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.
    As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais: por exemplo, se uma criança brasileira for criada na França, ela crescerá como uma francesa, aprendendo a língua, os hábitos, crenças e valores dos franceses.
    A cultura é um processo acumulativo. O homem recebe conhecimentos e experiências acumulados ao longo das gerações que o antecederam e, se estas informações forem adequada e criativamente manipuladas, permitirão inovações e invenções. Assim, estas não são o resultado da ação isolada de um gênio, mas o esforço de toda uma comunidade.
    A cultura é uma lente através da qual o homem vê o mundo pessoas de culturas diferentes usam lentes diferentes e, portanto, têm visões distintas das coisas.
    O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural desprezando o comportamento daqueles que agem fora dos padrões de sua comunidade discriminando o comportamento desviante, um exemplo e o casamento gay.
    O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada.
    Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens.O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado

    ResponderExcluir
  4. Mariana Martins, n:31
    Mateus, n:32
    Rosângela, n:36

    TURNO MATUTINO
    2 ANO B


    Cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana

    No senso comum, cultura adquire diversos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.

    Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.

    Só o homem possui cultura.

    Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.

    Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.

    As funções da cultura são:

    * satisfazer as necessidades humanas;

    * limitar normativamente essas necessidades;

    * implica em alguma forma de violação da condição natural do homem. Por exemplo: paletó e gravata são incompatíveis com clima quente; privar-se de boa alimentação em prol da ostentação de um símbolo de prestígio, como um automóvel; pressão social para que tanto homens quanto mulheres atinjam o ideal de beleza física.

    O que é belo numa sociedade poderá ser feio em outro contexto cultural.

    Já o conceito de cultura de massa pode ser definido como padrões compartilhados pela maioria dos indivíduos, independente da renda, instrução, ocupação etc.

    Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; refere-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.

    A indústria cultural está sempre “fabricando” modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em massa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal,
    Olha vocês não entenderam a proposta de trabalho. É para desenvolver um trabalho, cujo tema é: Cultura.Depois é só postar aqui no blog.Interpretem o enunciado.E por favor não esqueçam de indicar a fonte de pesquisa.
    Abraços.
    Jane.

    ResponderExcluir
  6. Cultura

    A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana. É justamente essa herança cultural lusa que compõe a unidade do Brasil: apesar do povo brasileiro ser um mosaico étnico, todos falam a mesma língua (o português) e, quase todos, são cristãos , com largo predomínio de católicos. Esta igualdade lingüística e religiosa é um fato raro para um país de grande tamanho como o Brasil, especialmente em comparação com os países do Velho Mundo.
    Embora seja um país de colonização portuguesa, outros grupos étnicos deixaram influências profundas na cultura nacional, destacando-se os povos indígenas, os africanos, os italianos e os alemães. As influências indígenas e africanas deixaram marcas no âmbito da música, da culinária, do folclore, do artesanato, dos caracteres emocionais e das festas populares do Brasil, assim como centenas de empréstimos à língua portuguesa. É evidente que algumas regiões receberam maior contribuição desses povos: os estados do Norte têm forte influência das culturas indígenas, enquanto algumas regiões do Nordeste têm uma cultura bastante africanizada, sendo que, em outras, principalmente no sertão, há uma intensa e antiga mescla de caracteres lusitanos e indígenas, com menor participação africana.
    No Sul do país as influências de imigrantes italianos e alemães são evidentes, seja na língua, culinária, música e outros aspectos. Outras etnias, como os árabes, espanhóis, poloneses e japoneses contribuíram também para a cultura do Brasil, porém, de forma mais limitada.
    Aspectos culturais do Basil:
    * Arquitetura e patrimonio
    * Literatura
    * Musica
    * Religiao
    * Culinaria

    Carolina Pereira de Assis nª:09
    Isabela Rodrigues Faria nª:23
    Skallety Menezes Gomes nª:37

    Alunas do 2ª ano B

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Cultura

    A cultura da Bahia é uma das mais ricas e diversificadas do Brasil, sendo o estado considerado um dos mais ricos centros culturais do país, conservando não apenas um rico acervo de obras religiosas, arquitetônicas, mas é berço das mais típicas manifestações culturais populares, quer na culinária, na música, e em praticamente todas as artes.
    A Bahia tem seus expoentes, suas características próprias, resultado da rica miscigenação entre o índio nativo, o português colonizador e o negro escravizado. Nessa imensa vastidão cultural, entre as principais manifestações culturais estão o carnaval de Salvador, a festa da Independência da Bahia, as festas juninas no interior, em especial a guerra de espadas em Cruz das Almas e em Senhor do Bonfim, a lavagem do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara, a Festa de São Sebastião, a festa de Iemanjá, e muitas outras. Na Bahia, ainda há espaço para um provérbio, a um tempo jocoso e sério, que retrata a índole do seu povo: "O baiano não nasce, estréia".
    Cultura erudita
    Na Bahia nasceu o primeiro historiador do Brasil, Frei Vicente do Salvador. Ainda como Colônia, os versos de Gregório de Matos repercutiam qual dardos, dono de rimas tão ferinas que lhe renderam a imortalidade com o epíteto de "Boca do Inferno".

    Lugar da primeira Faculdade de Medicina do país, foi berço de nomes que se destacaram no cenário nacional, tais como Afrânio Peixoto, Antônio Rodrigues Lima, Juliano Moreira, etc.
    Do Direito brotaram nomes como Ruy Barbosa, Teixeira de Freitas, Antônio Luiz Machado Neto Aliomar Baleeiro, Orlando Gomes, Nestor Duarte e, caindo para a literatura,a culinaria baiana sempre tem os seus pratos magnificos.
    Aspectos culturais da Bahia:
    * Musica
    * Culinaria
    E principalmente o carnaval, onde o baiano encontrou-se com o mundo: Em 1950 Dodô e Osmar inventam o Trio Elétrico, e atrás dele "só não vai quem já morreu".
    Um novo cenário foi descortinado, revelando artistas e grupos musicais: Moraes Moreira, Luiz Caldas, Chiclete com Banana, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, etc.
    O negro reconquista sua identidade, e ganha força nos Filhos de Gandhi, o Olodum une música ao trabalho social.

    Daniely Ferraz Santos nª:06
    Dalila Resende nª:07
    Laynara Moreira nª:18

    Turno Vespertino
    Série/turma: 2ª ano D

    ResponderExcluir
  9. Alessandra Gomes, Andresa Barbosa, Diana Batista 2ºB:
    Jane, o nosso trabalho sobre cultura foi feito através de um vídeo de nossa própria autoria.
    No vídeo nós colocamos o que mais nos chama atenção para o termo " Diversidade Cultural", o vídeo foi postado por nós no youtube, e o link para sua visualização é o seguinte:
    http://www.youtube.com/watch?v=rhfj4Wd9oZQ

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Cultura é “todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Cada sociedade é caracterizada por uma certa cultura que lhe confere uma marca específica. Temos como exemplo o "Coral de Lavadeiras no Vale Jequitinhonha". Pessoas encantadoras e simples que, cantando, se tornaram guardiãs de uma riqueza cultural extraordinária. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=rYw0DnUNHpc
    (Fontes: Youtube & Wikipédia)


    Patrícia. 2° B

    ResponderExcluir
  12. Oque é a cultura,O que são esses conjuntos de palavras e imagens, de realidades criadas pelos conhecimentos, pela imaginação e, sobretudo, pela ação dos homens?
    Como as sociedades estão profundamente divididas é fácil entender que a Cultura delas só podia mesmo ser contraditória. Por isso, temos, na verdade, diferentes culturas numa mesma sociedade.A Cultura dos “de cima“ se orgulha de proporcionar aos seus admiradores obras que os “de baixo” nem sempre entendem. A erudição alcançada por muitos intelectuais e artistas, cientistas e políticos tradicionais merece respeito. Porém paga um preço alto por fixar-se freqüentemente em si mesma, limitando-se aos horizontes elitistas da classe dominante.
    Já se comprovou historicamente que, nos poucos momentos em que se abriu para o aproveitamento cultural das criações das camadas populares, surgiram obras de arte extraordinariamente significativas, como, por exemplo, na França e na Itália do Renascimento. Os leitores do padre bilontra François Rabelais nunca hão de esquecer as histórias da família de gigantes que ele inventou.No Brasil, as coisas caminham devagar. Quando as mudanças se tornam imperativamente necessárias, elas vão se fazendo, mas tudo em ritmo lento. Entre os intelectuais ainda se encontram manifestações de desinteresse e desprezo pelos pontos fortes da cultura popular. Mesmo democratas se descuidam e deixam transparecer preconceitos em relação à Cultura dos “outros”.Os “de cima” deveriam levar em conta a dificuldade que os “de baixo” têm para entendê-los, porém deveriam prestar atenção também na suas próprias dificuldades para entender o que se passa na esfera deles, os “de cima”.Até certo ponto é bom que os homens acreditem nos valores da cultura particular em que foram criados. É saudável que tenham valores e convicções. O perigo está em exagerarem nas suas crenças e se esquivarem ao diálogo com os outros. Não é raro perceber entre os membros das camadas mais pobres na população certa dificuldade para compreenderem a linguagem dos “ricos”.Mesmo quando se trata de “ricos progressistas”, os “pobres” têm uma sensação de “estranheza” ao ouví-los criticar o “povo” e fazer sugestões para a ação política das camadas populares.Um conceito filosoficamente essencial, tal como é desenvolvido pelos intelectuais – o conceito de tempo – representa experiências distintas quando aparece na perspectiva de uns ou transparece na perspectiva dos outros.
    Quando um intelectual de esquerda, subjetivamente disposto a dialogar com o “povo”, fala em tempo histórico, ele freqüentemente manifesta certa impaciência ética que os trabalhadores não têm espaço para cultivar, em suas usuais condições de vida.Quando os trabalhadores falam em paciência, eles não estão necessariamente capitulando diante da resignação. O tempo que lhes é imposto exige deles uma capacidade de suportar a pressão, reagindo da forma que lhes parece possível.
    O poeta alemão Bertold Brecht compreendeu esse fenômeno com clareza. É o que se nota numa das pequenas estórias de seu personagem o senhor Keuner. O senhor Keuner estava tranqüilamente em sua casa, quando ela foi invadida por um gigante fardado que o interpelou: “Queres servir-me?”.
    O senhor Keuner, então, foi para a cozinha e passou a preparar comida para o invasor. Durante semanas, meses e até anos, preparou acepipes variados, sobremesas deliciosas e excelentes bebidas para o gigante. Um dia, este morreu. O senhor Keuner arrastou o cadáver até o fundo do jardim, jogou-o num buraco e respondeu: “Não!”.
    A concepção do tempo na vida do senhor Keuner se revelou mais forte do que a concepção do tempo adotada pela cultura do explorador truculento.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. CONTINUAÇÃO...

    FONTE: "http://www.socialismo.org.br/portal/filosofia/15-artigo/404-o-que-e-a-cultura"

    -"http://www.youtube.com/watch?v=v46R9cgLkgg" ,Esse Video Nos mostra Heranças de outros povos na Cultura Brasileira Hábitos que permanecem no dia a dia dos brasileiros. Muitos deles são heranças de um povo que forma o nosso país. Conheça o que herdamos da cultura indígena, portuguesa, africana, alemã, italiana e japonesa. Culinaria, eventos, hábitos, influencias, linguas, música, dialetos. Brasil - Um verdadeiro país de todos, onde diversos povos e culturas se encontram..Assistam é muito interessante..

    Nomes:Ana Luiza,Dalila Evangelista e Kamila Chaves.
    Numeros:03,12 e 27.

    2ºB.

    ResponderExcluir
  15. Com o passar dos anos a cultura na sociedade vem evoluindo em todos os âmbitos.Na música por exemplo, a cada geração vem mudando e cada um vai seguindo aquilo que mais gosta, como a história do rock que surgiu em meados dos anos 50 e vem se modificando.Temos como exemplo hoje o rock in rio, que vem arrastando multidões de todas as idades e diferentes culturas do mundo.

    Vejam o link do video que estou enviando sobre a história do rock:
    http://www.youtube.com/watch?v=fXHwiloyiKk
    Assistam, vocês vão gostar.
    Ayrton Jardim Patente nº:05 2ºc

    ResponderExcluir
  16. A sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais e as formas de comunicação e outros fatores de uma determinada sociedades. A cultura para sociologia como para qualquer outro seguimento, creio eu, que seja a linguagem, a forma de vestir, as comidas(culinária) os mitos e manias, em fim todo o comportamentos dos membros de determinadas sociedades que influencia para a formação da sua identidade.
    A cultura sao costumes de um povo, tradiçoes, caracteristicas de um povo. A pessoa adiquire cultura ao longo da vida, atraves da familia, amigos, relaçoes sociais. tambem na escola, nos livros, meios de comunicaçao, filmes, enfim, tudo isso faz com que a pessoa adiquira conhecimentos, cultura.

    http://www.youtube.com/watch?v=PGnjUc4CGJo&feature=player_embedded (Este é o link do vídeo sobre cultuta e sociedade)

    nomes:Érica Júnia Ribeiro Nº:12
    Edilene Fagundes Nº:09
    Mírian Rodrigues Nº:21

    ResponderExcluir
  17. Na sociologia, a cultura é o foco de estudo, uma vez que da mesma emana toda a natureza e aspectos da sociedade em questão. A Ciência Social afirma que nenhuma cultura é superior ou inferior à outra, uma vez que isso não existe na sociologia e sim, culturas diferentes. Julgar uma outra cultura segundo os aspectos da sua é a mesma coisa que dizer que seu time é melhor que o time rival. A mesma coisa se aplica aos diversos aspectos dessa cultura: Organização política, religião, manifestações artisticas e costumes.

    Algo interessante é que estamos tão acostumados com a nossa sociedade ocidental que automaticamente associamos os aspectos universais da sociedade à nossa, e pior, às tomamos como sendo superiores às das outras culturas: A república ocidental e sua democracia é a mais perfeita doutrina política, o cristianismo é a única religião e fé incontestável, a música ocidental é a mais erudita e nosso modo de vida é o melhor do mundo.
    Para finalizar temos como exemplo a cultura brasileira que e muita rica e agrega culturas criadas pela própria população e culturas adquiridas de outros lugares a te mesmo países.

    video:http://www.youtube.com/watch?v=0YX4pizkRds

    Nomes: Andson Miranda Oliveira
    Cleber Alves Rodrigues
    Kennedy Barbosa Santos
    Nºs : 07
    11
    29
    Fontes( Livros , Google , youtube)

    ResponderExcluir
  18. Na Sociologia o Conceito básico de Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Em suma, os homens são seres culturais por natureza. 1) há os que vêem cultura como sistema de padrões de comportamento, de modos de organização econômica e política, de tecnologias, em permanente adaptação, em vista do relacionamento dos grupos humanos com seus respectivos ecossistemas; 2) há os que tratam a cultura como um sistema de conhecimento da realidade, como o código mental do grupo, não como um fenômeno material, mas cognitivo; 3) há também os que encaram a cultura como um sistema estrutural, em que o eixo de tudo é a bipolaridade natureza-cultura, tendo como campos privilegiados de sua concretização o mito, a arte, a língua e o parentesco; 4) por fim, há os que entendem cultura como sistema simbólico de um grupo humano, sistema que só poderá ser apreendido por outro grupo por meio de interpretação e não por mera descrição.
    Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é a capacidade de produção de cultura.

    Charge: http://www.youtube.com/watch?v=9IPvNdxcjBQ&feature=related

    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YFwxoIpnrzU&feature=related

    Música: Tim Maia - Cultura Racional
    fontes: (Livros, Google, Youtube, 4shared)
    Nomes: Kennedy Sena, Manoel Júnior, Micharles Chaves, Pablo Tavares
    N°s: 24, 29, 32, 41
    Série/Turma: 2ºA

    ResponderExcluir
  19. A cultura é somatória de costumes, tradições e valores .É um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, jeito este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de certa forma.
    Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e aumenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como a pessoa e expande suas potencialidades.
    Pode-se entender que cada sociedade tem sua cultura diferente, mas todos tem os mesmos direitos de pensar como quer , mais nem todo podem se expressar de tal forma.A cultura pode ser caracterizada como um costume de vida pessoal e social.


    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ipjfC2s2X1c&feature=related

    Fotos:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1024&bih=630&tbm=isch&sa=X&ei=xMuATqT4Nofb0QH37P3kDw&ved=0CDkQvwUoAQ&q=fotos+sobre+culturas+diferentes&spell=1

    Musica:Arnaldo Antunes/Cultura

    Fontes:(Google,Youtube,Apostila)

    Nomes: Dirciane Ferreira. Karoline Richelle.
    N°s:10 e 23
    Série/Turma:2°A
    26/09/2001

    ResponderExcluir
  20. TURNO MATUTINO
    2ºANO B
    DYENNERSON FRANCA Nº:16
    VALTER JÚNIOR Nº:40


    A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grande desafio.

    CULTURA - É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.

    Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.
    http://www.orixas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=60

    http://www.videolog.tv/video.php?id=692345 << Esta aqui algumas musicas culturais.

    ResponderExcluir
  21. TURNO MATUTINO - 2º ano A

    Anaíne Santana • nº03
    Anne Carolina • nº05
    Euller Elias • nº12
    Talles Heber • nº36

    Refletir sobre a cultura pode ser um processo demorado e cansativo, mas, muito curioso. Cultura é a união de fatores materiais ou não (comidas, danças, línguas, etc.), que caracterizam determinadas sociedades. Essa é a melhor concepção de cultura que a define como o modo que o ser humano age dentro de sua própria comunidade, e passa isso de geração em geração.
    Dependendo da situação, a cultura não é fixa, pois ao longo dos tempos, o individuo tem de se modificar através do contato com outras culturas (mudança de estado, cidade ou país, escolas, trabalho entre outros).

    [http://1.bp.blogspot.com/-da5XnTxFDJ8/TZx-f7yTmAI/AAAAAAAAATg/8VuQIX3qn9w/s1600/Diversidade_Cultural.jpg]

    [http://2.bp.blogspot.com/-xvoWZP-tKtQ/TbIkCkp9ebI/AAAAAAAAAEk/5SGKr7qyFTs/s1600/diversidade%252520cultural%25281%2529.jpg]

    ResponderExcluir
  22. Ana Cristina,Ana Gonçalves, Jéssica Alves
    Turma: 2º F
    Vespertino

    Tema cultura

    A definição mais simples de cultura é que é composta de tudo o que simbólico que aprendemos
    Toda a cultura é aprendida, mas nem tudo o que é aprendido é cultura.Inclui todas as nossas acções e crenças que não são transmitidas pelos genes, mas são transmitidas (e armazenadas) por símbolos. Símbolos não têm sentido por eles próprios (intrinsecamente) a não ser que lhes sejam dados significados pelos seres humanos.Os nossos valores incluem tudo aquilo que pensamos de bem versus mal, de certo versus errado ou de bonito versus feio.Pertencem a uma de seis dimensões da cultura.Comunidades ou sociedades diferentes têm conjuntos diferentes de valores. Onde diferem é onde existe um potencial para conflitos de valores.Similarmente, comunidades diferentes podem ter sistemas econômicos diferentes (outra das seis dimensões).Ao longo de milhares de anos tivemos o conflito de Caím e Abel entre sociedades praticantes de horticultura (de plantação) e pastores nómadas.Usam a terra de formas contraditórias, incompatíveis umas com as outras.Os horticultores precisam de vedar as suas terras para proteger os seus vegetais, tal como os pastores precisam de ter espaços não vedados onde o seu gado possa pastar.(Caím era um agricultor enquanto que Abel era um pastor, e a história deles pode ser uma representação simbólica antiga dessa incompatibilidade).Podemos encontrar exemplos porque todas as seis dimensões culturais têm formas incompatíveis de funcionar, e essas podem ser a base do conflito cultural, onde duas ou mais comunidades diferem e tentam ocupar o mesmo espaço ou território.Numa comunidade, que tem um conjunto de variáveis em todas as seis dimensões, pode existir um subconjunto dessa comunidade com variações face à comunidade maior.Isso seria uma subcultura. Normalmente o conceito implica um subconjunto de valores ou crenças, enquanto que as variações do subconjunto (subcultura) podem estar em qualquer das seis dimensões culturais.A palavra "hegemonia" normalmente refere-se a hegemonia política, onde existe uma comunidade ou sociedade dominante, e também uma comunidade próxima mais fraca que tende a ser informalmente dominada pela sua vizinha mais forte.No entanto, a política é apenas uma das seis dimensões culturais, e essa influência ou domínio informal pode aplicar-se a qualquer dessas dimensões.Dificilmente se iriam aplicar apenas a uma.Enquanto que os canadianos tentam ver-se como um país independente dos EUA, as relações comerciais fazem com que os EUA tenham um domínio informal sobre a economia canadiana.A produção de literatura, música, cinema, televisão e rádio popular nos EUA, que tem um mercado maior e mais forte que o Canadá, significa que existe uma hegemonia cultural (em termos de estética na dimensão de valores) dos EUA sobre o Canadá.

    ResponderExcluir
  23. Para que o ser viva em uma mundo sem comflitos é fundamental que ele passa por regras e normas assim obtendo um certo comportamento na sociedade.Isso através da cultura que o homem pode passar os seu comportamentos e teorias passando por geração em geração.Esse conceito tem que ser estudado principalmente pelos jovens para que eles não esteja fora da cultura em uma socidae negativa para não se tornar marginais.

    ResponderExcluir
  24. Ana Luiza Nº02
    Briza Lorena Nº06
    Bruna Viana Nº07

    Turno Matutino 2ºA

    Quando nascemos, somos inserido num contexto que define nossos costumes, hábitos, crenças,lendas, etc. Tudo isso ajuda a definir nossa identidade cultural e definir nossa história.
    A cultura pode ser definida como um estilo de vida próprio, um modo de vida particular que todas as sociedades desenvolvem e que caracterizam cada
    cada uma delas. Por exemplo, as comunidades indigenas são realidades culturais muito diferentes da sociedade capitalis Contam com suas próprias regras, valores e estilos de organização, ou seja, tem sua própria cultura.
    Portanto devemos entender, aceitar e respeitar a cultura do próximo. Enxerga-la apenas como difarente e não superior, pois nenhuma cultura é superior a outra.
    "Cultura é co
    "Cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homensde culturas diferentes usam lentes diversas e portanto tem visões desencontradas das coisas".
    "Roque de Barros Lima".

    Fontes: brasilescola.com

    http://www.youtube.com/?hl=pt-BR&tab=w1&gl=BR

    ResponderExcluir
  25. Luciano Rodrigues,Gisele,César
    Turma: 2 ano f turno vespertino

    Tema cultura

    Conceito básico de Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano. Por exemplo: a terra é natureza e o plantio é cultura. É o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade. Conceito filosófico de cultura Significa que o homem não apenas sente, faz e age com relação à cultura, mas também pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo. Quanto mais minuciosamente investiga os dados empíricos e as análises particularizadas oferecidas pelas ciências, mais o filósofo se convence de que o existir humano é essencialmente cultural. Em suma, os homens são seres culturais por natureza. Conceito humanista de cultura Esse sentido humanizante de cultura floresceu entre os romanos, a partir do cuidado com a terra, a “agricultura”, isto é, o trabalho do agro, o cultivo do campo. Atualmente, a perspectiva humanista da cultura perdeu a hegemonia, mas continua válida e freqüentemente exaltada. Na verdade, não foi a cultura humanista que perdeu o crédito, mas sim o humanismo retórico, estéril e fechado em si próprio, conduzindo tristemente ao fascismo. Conceito etnológico de cultura Existem várias definições para essa ciência, o “Aurélio” nos dá três delas. Para nós, a primeira delas é significativa: “Etnologia é um ramo da antropologia que estuda a cultura dos chamados povos primitivos”. Em termos simples, cultura no campo etnológico, é o modo de viver típico, o estilo de vida comum, o ser, o fazer e o agir de determinado grupo humano, desta ou daquela etnia. Conceito de cultura em antropologia cultural Há diferentes posições dos antropólogos de nosso tempo. Para fins didáticos, podemos distinguir quatro tendências: 1) há os que vêem cultura como sistema de padrões de comportamento, de modos de organização econômica e política, de tecnologias, em permanente adaptação, em vista do relacionamento dos grupos humanos com seus respectivos ecossistemas; 2) há os que tratam a cultura como um sistema de conhecimento da realidade, como o código mental do grupo, não como um fenômeno material, mas cognitivo; 3) há também os que encaram a cultura como um sistema estrutural, em que o eixo de tudo é a bipolaridade natureza-cultura, tendo como campos privilegiados de sua concretização o mito, a arte, a língua e o parentesco; 4) por fim, há os que entendem cultura como sistema simbólico de um grupo humano, sistema que só poderá ser apreendido por outro grupo por meio de interpretação e não por mera descrição.

    ResponderExcluir
  26. Olá Pessoal,
    Mais uma vez, quero esclarecer que os vídeos devem ser elaborados, feitos por vocês e não copiados do You tube.Todos esses que copiaram e colaram, não terão nenhum valor.Refaçam.

    ResponderExcluir
  27. Jane o video que a gente fez não tá abrindo no You tube então não teve jeito, mais esse video é muito bom.
    Viva a Cultura Popular Brasileira
    http://www.youtube.com/watch?v=0yv6Dw1L8d0

    Anne Carolinne Dias - 08
    Fabiana Gusmão -17
    Marina Dutra -41

    ResponderExcluir
  28. Gustavo Oliveira Nº 42
    Robertho Sanney Nº 44
    2º Ano A

    A diversidade cultural engloba as diferenças culturais que existem entre as pessoas, como linguagem, danças, vestimentas, tradições e heranças físicas e biológicas. Também como as sociedades organizam-se conforme a sua concepção de moral e de religião , e a forma que interagem com o ambiente.
    O Brasil foi formado a princípio, pela mistura de três raças: O índio, o branco e o negro. Com o passar do tempo, outras raças vieram para o país, consequentemente, misturando-se ainda mais.
    Resumindo, podemos dizer que o Brasil é um país onde todas as raças convivem em harmonia. Um país com variedades culturais marcantes.
    Muitos grupos étnicos imigraram para o Brasil, ajudando no desenvolvimento da nação e dando um colorido especial ao país. No Brasil é comum as pessoas terem uma certa 'vergonha' em dizer que são brasileiros. Um tipo de ' crise de identidade' que nos incomoda. Não nos valorizamos como deveríamos. O nosso país, a nossa gente, nossa cultura, nossas tradições.

    ResponderExcluir
  29. Jane, o link do vídeo de Andresa, está no youtube porém fomos nós que fizemos, dá uma olhadinha no vídeo e olha a postagem que é minha, de alessandra e o nome dos componentes do grupo está no final, nos crpeditos do vídeo. Não copiamos do youtube.

    ResponderExcluir
  30. Trabalho elaborado pelas alunas:

    Andressa Souza, Kariane Miranda e Laiane Pereira.

    Nº: 06, 28 e 30

    2º Ano B

    Olá Jane, o trabalho está no link abaixo, desculpe a demora. Estou postando hoje, pois o ocorreram alguns contra tempos e foi levando então ao seu conhecimento, ainda bem que vc prorrogou o tempo para postagem.

    Espero que goste.



    http://www.youtube.com/watch?v=w936kO20rdc

    ResponderExcluir
  31. Jonnathas Almeida, José Raimundo e Daniela.
    N°:25, 26 e 13
    2° ano B

    A “cultura” pode ser distinguida conceitualmente da “sociedade”, mas há conexões muito estreitas entre estas noções. Uma sociedade é um sistema de inter-relações que ligam os indivíduos em conjunto. Nenhuma cultura pode existir sem uma sociedade. Mas, igualmente, nenhuma sociedade existe sem cultura. Sem cultura, não seríamos de modo algum «humanos», no sentido em que normalmente usamos este termo. Não teríamos uma língua em que nos expressássemos, nem o sentido da autoconsciência, e a nossa capacidade de pensar ou raciocinar seria severamente limitada
    Mudança Cultural - A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
    Dois mecanismos básicos permitem a mudança cultural: a invenção ou introdução de novos conceitos, e a difusão de conceitos a partir de outras culturas. Há também a descoberta, que é um tipo de mudança cultural originado pela revelação de algo desconhecido pela própria sociedade e que ela decide adotar.
    A mudança acarreta normalmente em resistência. Visto que os aspectos da vida cultural estão ligados entre si, a alteração mínima de somente um deles pode ocasionar efeitos em todos os outros. Modificações na maneira de produzir podem, por exemplo, interferir na escolha de membros para o governo ou na aplicação de leis. A resistência à mudança representa uma vantagem, no sentido de que somente modificações realmente proveitosas, e que sejam por isso inevitáveis, serão adotadas evitando o esforço da sociedade em adotar, e depois rejeitar um novo conceito.
    O “ambiente” exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, embora não único: os homens mudam sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quanto por transformações da consciência social.

    Fontes: www.esas.pt/dfa/sociologia/conceito_cultura.html

    pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

    ResponderExcluir

Cultura

Cultura
CULTURA é um conjunto coerente e interdependente de normas, crenças e valores que configuram o modo de vida característica de uma sociedade. Pode ser herdada dos nossos ascendentes, sendo alterada de acordo com o contributo dos novos agentes da sociedade. Cada sociedade é caracterizada por uma certa cultura que lhe confere uma marca específica. Na base da identidade cultural existem valores que vão dar coesão aos membros já que são partilhados e aprendidos por todos. Esses valores transformam-se em normas que devem ser cumpridas, caso não o façam constituem um comportamento desviante sujeito às sanções impostas. Elementos da cultura: Materiais – obras realizadas (infra-estruturas, acessibilidade, etc.) ou técnicas (processos de produção). Imateriais – Ideias, usos e costumes e valores dominantes (religiosos, económicos e sócio-políticos).